quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DE E POR: THE RISING SUN EXPERIENCE - "Beyond The Oblivious Abyss" (2014, World In Sound)

A contemporaneidade não é o seu mantra - antes são o resultado de décadas de consolidação do rock e há algum tempo passaram por cá em entrevista; entretanto, Tiago Jónatas e os The Rising Sun Experience lançaram digitalmente no ano passado um nova orgia espacio-ambiental altamente hard-rockiana e psicadélica de título "Beyond The Oblivious Abyss" que tem tido eco por todo o Mundo.
A não menos importante chegada, pela alemã World In Sound, do disco aos formatos físicos, CD e vinil, e a (curta) passagem pelo palco de estreia do Reverence Valada servem de propósito para um peditório de conhecimento e sabedoria sobre este disco de um dos rostos importantes do psicadelismo em Portugal antes da aparente "moda" internacional.





Countries Off...

A letra é inspirada numa palestra que o vocalista Nelson Dias assistiu do Miguel Portas sobre Crise Mundial.
É um tema com bastante percussão e é unânime a todos que ficou uma boa mistura de funk-rock com prog-rock :)
A secção mais ambiental/experimental perto do final do tema foi conseguida apenas com os harmónicos produzidos ao dedilhar por detrás do braço da guitarra em simultâneo com a manipulação do RE-201 Space Echo, um delay de fita analógico dos anos 70 agora máquina de culto.
Esta ideia surgiu ao Tiago Jónatas quando produzia e criava o ambiente sonoro para o vídeo "Aporos" da artista Miriam Sampaio.


The Integrity

Tema hard-rock mais "zeppelinesco".
A inspiração da letra surgiu das muitas conversas telefónicas que o Nelson teve com o Tiago sobre a forma como hoje em dia se comercializa e se expõem os trabalhos artísticos perante a sociedade. Bem como o facto de muita gente envolvida nestes processos (criativos e não só) não ter noção que nem sempre o caminho da indústria fácil é o mais íntegro e respeitável.
Foi o primeiro tema a ser retirado para divulgação deste novo disco e o primeiro a ter "videoclip" produzido pela Storylines.





Infinite Space Of A Man Without Character

Este tema aponta o dedo a um ser humano completamente vazio de valores e ideais e que vive das aparências.
Esta música nasce como reacção à duração dos outros temas da banda. Todos os temas estavam a sair extensos com 7, 8 minutos e o Tiago propôs-se a fazer um tema curto de 1'; saiu este com 1'30",  um "rock" enérgico até um pouco para o "punk" com uma parte central de inspiração progressivo-psicadélica. Dois géneros que nos anos 70 chegaram a ser antagónicos, porque o "punk" em 77, como sabemos, veio "matar" o "rock" progressivo, como género "popular".





Sailing On The Corner Of Dante's Eye

Último tema a ser composto para o álbum
Inspirado no "rock" progressivo e sinfónico dos anos 70.

É a nossa primeira música em que usamos sons de mellotron.
A letra é baseada numa reportagem que o Nelson leu numa revista sobre o tráfico de seres humanos para diversos fins, na maioria das vezes sem retorno.


Wasted Dreams Of Red Flowers

É uma "suite" composta por 5 secções musicais.
É um tema que fala de um rapaz que vive a vida num labirinto, com altos e baixos, aparentemente como toda a gente, mas um rapaz insatisfeito que quando vai abaixo vai muito fundo e quase sempre parece de lá não sair…depois volta à luz…depois retorna à escuridão e não sai desses dois estados.
Tem sonhos... difícil é vivê-los.
Neste tema usámos sintetizadores analógicos como o Moog e o Prophet, inspirado nos sons das antigas bandas de "rock" progressivo.





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons