domingo, 9 de dezembro de 2012

TEMPORADA MOURAH - "From One Human Being To Another" (Zona Música, 2003)

Estávamos a caminhar para o fim do ano de 2003 quando Mourah se lançou na indústria musical com a edição do seu primeiro registo, o álbum From One Human Being To Another. Também por volta dessa altura o meu Futebol Clube do Porto caminhava a passos largos para a conquista da Uefa Champions League, que viria a conquistar em Maio de 2004. Tinha eu 11 anos, e era uma pobre criança que passava 45% do meu tempo a jogar playstation, 30% a jogar futebol e os restantes 25% a dormir. Ah, nostalgia.

Este disco foi, portanto, uma coisa que me passou completamente ao lado. Foram volvidos aproximadamente dez anos que passei a tomar conhecimento de Mourah e da sua obra, via André Gomes de Abreu (esse tal sujeito que, ao que se consta, também pertence aqui à redacção do BandCom). A primeira música que, então, ouvi foi J.Butterfly, um single memorável e estrondoso de From One Human Being To Another. Desde logo, se edificou em mim uma admiração pela música ousada e com um carácter bastante peculiar produzida por Hugo Moura, um jovem português emigrante na Suíça. A vontade em ouvir mais coisas nasceu de imediato e foi então que ouvi o álbum na íntegra.



From One Human Being To Another é um disco composto por onze brilhantes e concitantes faixas, capazes de nos proporcionarem uma viajem intensa até a um mundo exterior em que tudo parece estar complanado de uma maneira incrivelmente excelsa e robusta. Impressiona a maneira como a sonoridade patente neste registo se vai incrassando e vestindo nos nossos ouvidos à medida que lhe vamos dando a devida e merecida atenção. Na verdade, impressiona tudo, mas, sobretudo, impressiona a sapiência com que Mourah articula e mescla a sua música.

É difícil catalogar a música de Mourah, porque é notório que isso não era a intenção dele quando pensou em editar From One Human Being To Another ; Mourah não queria mais um disco pop ou mais um disco de electronic music, queria um disco com o seu carimbo, um disco com uma identidade própria. Para meu gáudio, conseguiu-o… e não o consegui de uma maneira qualquer, sem pés nem cabeça… acabou por consegui-lo de uma maneira inegavelmente ousada, fresca e sublime. Este disco é essencialmente marcado pela sua instrumental, que viaja frequentemente pelo dub, trip-hop, downtempo ou chillout (sem esquecer os resquícios de free jazz) e que se vai alojando em cada paragem dessas viagens pela pop. Contudo, é quando a voz de Mourah nos aparece que tudo bate mais certo e tudo soa mais brioso. É em temas como J.Butterfly, que é provavelmente uma das melhores músicas de artistas portugueses que já ouvi, ou I Did Not Know que o estro siderante do artista luso-suíço (mais) se vai emergindo (depois de ouvirem isto e não concordarem, podem enviar-me um mail que vos pago qualquer coisa ; o mail é emanuelgracat@gmail.com):


Escolhendo os pontos altos do registo, devo citar obviamente a estrondosa J. Butterfly, a memorável I Did Not Know, a desconcertante e nota máxima Silence, a siderante e robusta Heavylightness e a soberba (tudo adjectivos bonitos, portanto) Moonlit. Por outro lado, devo confessar que os pontos baixos do registo são… bem, não encontro nada.

Em compêndio, From One Human Being To Another é um disco estrondoso e que se não fosse o meu caro colega André Gomes de Abreu me ia passando completamente ao lado (obrigado, André, és um fixe). A aromatização pop que encontramos neste campo colorido por uma música electrónica carimbada por um perfil perfeitamente idiossincrático, traduz-se num perfume calorosamente intenso e musicalmente refrescante que se vai descingindo pelos nossos ouvidos, sem de lá querer desnudar, até chegar ao nosso coração e se fundir com o seu palpitar, como acontece inocuamente em J. Butterfly. From One Human Being To Another é isso tudo, mas ainda um tudo nada mais que isso.

Nota Final: 9.4/10
Emanuel Graça


Tags: Mourah ; Crítica 





1 comentários:

Anónimo disse...

O artista alvo desta linda critica agradece do fundo do coração!

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons