terça-feira, 18 de junho de 2013

MOURAH - "SUBLIME (THE BREAKUP SESSIONS) EP" (2013, Nmusic)




10 anos desaguam em 1 ano. Os 10 anos que separam os dois discos de originais de Mourah são agora apenas um, aquele que começou por nos mostrar "Breakup 28", o seu novo tema em largos anos, e que vai terminar com a edição de "Kardia", o sucessor de "From One Human Being to Another", disco que marca a produção pop da primeira década do século XXI em Portugal.
"Sublime (The Breakup Sessions" é o registo que agora surge cumprindo dois propósitos: por um lado, desvendar um pouco mais do que está para vir e que vai sempre agradecer quaisquer cobres que se amontoem pelo caminho; por outro, olhar para o retrovisor e, com a ajuda de alguns amigos, dar novos acabamentos ao que já estava acabado.





É o que acontece ao single "Breakup 28", cuja versão que já conhecemos encontra a sua casa neste EP mas é reinterpretada à luz deste pelo próprio Mourah, pelos Wiseguys From Lisbon e pelos suiços SUMO. A transformação é natural num conjunto de canções que mostra que os caminhos de "From One Human Being to Another" podem ser explanados mas sem desvios colossais: não sem antes se fazerem das experiências certezas quando se verifica que a abertura do som de Mourah a audiências mais vastas é um sucesso, uma mais-valia face à sua revisão para este EP e uma vitória do trabalho de produção e de análise da sua composição.





Este novo EP traz mais 3 temas novos: "Paradox", "Sublime", escolhido como tema de apresentação, e "Head Rush". Mais uma vez, as linhas gerais das letras bem encadeadas giram, concêntricas, pela fragilidade das relações, pela destabilização da intimidade e do bom senso, pela ausência de comunicação e pela dissensão de um ego ferido nas suas ilusões. "Sublime" evolui, de uma canção pop/soul mais tradicional para, a cada demão, se tornar uma canção chegada à pele como conhecemos de Mourah dentro do seu cacique mais downtempo e mais ambient/electronic, à semelhança da própria introspecção falada ao longo dos quase 4 minutos de duração. "You set me on fire in a head rush": assim Mourah canta em "Head Rush", que se move bem entre um ligeiro arrojo dubstep, entre o chillout orgânico e explosões vocais contidas no serpentear dos ruídos maquinais. Já "Paradox", respirando saúde desde o início até ao fim, dá-nos linhas melódicas e um pequeno chorus bem dentro da tenuidade com que as canções mágicas que lhe reconhecemos se instilam dentro dos altos e baixos electrónicos e dos graves viscerais, criando terrenos trip-hop férteis para o espectro vocal admirável de Mourah explorar.

     
Aguardando "Kardia" para Dezembro, há uma ligação umbilical entre estas canções que, perante novas abordagens, confere uma consistência exemplar ao que Mourah deixou para trás e está à procura, quase na viagem de regresso.



André Gomes de Abreu 




1 comentários:

Anónimo disse...

Oí pessoal, vi que o EP do Mourah também está já no itunes:

https://itunes.apple.com/us/album/sublime-breakup-sessions-ep/id660411292

Cumprimentos,

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons