quarta-feira, 6 de maio de 2015

TALENTOS PARA A TROCA #5

E se, numa pequena pausa das Golden Slumbers, uma das manas Falcão surgisse com os Vaarwell com um EP de estreia a sair já para a semana?
E se do final dos Charlie Winchester se multiplicassem os The Sunflowers agora definitivamente ligados à corrente?
E se os Ghost Hunt estivessem já num dos maiores cartazes do Verão português mesmo que se tenham estreado já neste ano?
E se, de repente, se deparassem com uma Inês Salpico tão poderosa qual Patti Smith da música pop? Ou com uma encantadora Mai Kino
?
São mais 5 talentos para a troca: façamo-los maiores e tenhamos a certeza de que mais surgirão. São moedas de troca para um futuro em que haja eco de algo.
Press "play". Menos no Grooveshark, nesse já não dá.



Vaarwell



Porquê Vaarwell?

Sim.


Como definem a música que produzem? 



Música bonita feita por pessoas bonitas :)



Qual é a vossa melhor canção? 

É difícil responder porque temos muito orgulho em todas! Este mês ainda poderão ouvi-las porque estão incluídas no EP!



Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

Achamos que é igualmente importante porque sem uma boa táctica de 'marketing' e promoção, a musica (por muito bem feita que esteja) não chega às pessoas e desperdiça-se um bom produto!


De que revista não se importariam de estar na capa? 

Rolling Stone.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

Glastonbury.


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

Spotify.


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

WAV. 


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

SEASE, Tio Rex, Quelle Dead Gazelle, Slow J, Keep Razors Sharp, Lotus Fever...


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

'Porquê Vaarwell"? Hehe : )


5 canções para 5 cenários/situações diferentes.

Kings of Convenience - Winning A Battle, Losing A War: para aqueles momentos extra- deprimentes para os mais masoquistas.
SILVA – Claridão: quando queres sentir-te uma borboleta feliz.
DARKSIDE - Sitra: quando queres estar num quarto escuro abraçado a um gnomo.
Pink Floyd - Great Gig In The Sky: para ouvir quando se está, citando Ágata, 'a repousar de uma forma relaxante'.
Portishead - Roads: para ouvir ao som da chuva numa daquelas viagens de autocarro tipicamente emocionantes.



Inês Salpico




Porquê, simplesmente, Inês Salpico?

Porque é o que diz o certificado de nascimento e não vale a pena complicar. 


Como defines a música que produzes?

'Pop' com ligação visceral ao corpo e à palavra. 


Qual é a tua melhor canção?


Uff...é sempre a que está por escrever. É esse o Santo Graal: a canção perfeita.


Pensas que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o 'marketing' que tens de fazer para a promover?

Para quem escreve/compõe a música é sempre mais importante. É a razão de ser de tudo. Mas 'hoje em dia' a comunicação e o 'marketing' podem ser perversamente mais absorventes. É o dilema do 'chef': para abrir o restaurante passa mais tempo a enviar 'e-mails' do que a cozinhar.   


De que revista não te importarias de estar na capa?

Reader's Digest. Imagina: anos e anos as salas de espera de consultórios de todo o mundo! Se o editor não quiser.... a Interview e a W são boas segundas escolhas.  


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?

Paredes de Coura.


Spotify, Pandora ou Grooveshark?


Stream of consciousness.


MP3, FLAC, WAV ou vinil?

Flack. Roberta.


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

Cinema: todas as bandas-sonoras dos filmes do Wong Kar-Wai; as tiradas 'nonsense' dos franceses que dão vontade de sorrir e de dançar (Godard claro - 'Vivre Sa Vie', 'Bande À Part',... -, Louis Malle - Zazie Dans Le Métro - etc, etc.). Os Cohen também têm directores musicais sempre inspirados - ver Justin Timberlake & Co. a cantar a irresistível 'Hey, Mr. President' em 'Inside Llewyn Davis'.
Livros: 'Negative: Me, Blondie, and the Advent of Punk', com as fotografias que documentam os anos 70 e 80's e todos os ícones e animais que fizeram a história do 'rock' e do 'pop'. E quem melhor que Chris Stein para registar tudo a quente? 


Qual é a pergunta mais irritante que te podem fazer?

Ver acima (quem adivinhar ganha.... nada, não ganha nada, mas perde algum tempo). 



5 canções para 5 cenários/situações diferentes.

Ornatos Violeta - Nuvem: para dias chuvosos em que não se sabe bem quem se é.
Last Shadow Puppets - My Mistakes Were Made For You: para uma declaração de amor realista.
David Bowie - Space Oddity: para cantar frente ao espelho.
António Variações - É P'ra Amanhã: para cantar no duche.
Sérgio Godinho - Espalhem A Notícia: para cantar ao ouvido.






The Sunflowers



Porquê The Sunflowers?

Carlos de Jesus (CJ): Porque não Sunflowers? O girassol é uma planta que se move com a trajectória do sol e nós somos uma banda que se move com o 'garage rock', com o 'surf' e todos os seus subgéneros e derivados. 
'Fun fact': Os girassóis não são assim tão comuns como as pessoas pensam e a flor não ficou conhecida pelo cheiro que tem mas sim pelo formato exótico e singular. Um bocado como nós.
Carolina Brandão (CB): Acho que ninguém tem uma resposta exacta para essa pergunta. Mas faz parte da nossa mística sermos misteriosos.



Como definem a música que produzem? 

CB: Rápida, intensa e simplesmente fixe.
CJ: Alguém nos disse que soávamos a algo saído de uma 'polaroid' tirada na Califórnia. Eu gosto de pensar que soamos como queremos e gostámos.


Qual é a vossa melhor canção? 


CB: Qual é o vosso melhor artigo?
CJ: Sim, isso é como perguntar 'de qual filho gostas mais?' Não acho que tenhamos uma canção que seja melhor que as outras mas acho que com o tempo vamos melhorando e aperfeiçoando a maneira como escrevemos as canções.


Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

CJ: A música é sempre mais importante. Tem que ser. Se não o for, se as pessoas só quiserem saber o quão bonito está o pacote e este ofuscar o seu conteúdo, então estamos a fazer as coisas mal.
CB: A música é a parte mais importante da banda mas as duas coisas complementam-se.


De que revista não se importariam de estar na capa? 

CJ: TVMais ou da Maria.
CB: Porquê, alguém quer fazer uma capa connosco?
CJ: Vou mudar a minha escolha para a capa do folheto do IKEA.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

CJ: NOS Primavera Sound porque (identificar página) Tudo é melhor no Porto.
CB: Além disso, o Kevin Morby vai estar no Primavera. (Identificar página) Qmd estar em casa a dar abraços ao Kevin Morby.
CJ: Dos 3 é o que tem o melhor alinhamento (pelo menos até agora).
CB: Sim mas toda a gente sabe que (identificar página) Este evento ficava muito mais fixe se os Sunflowers fossem tocar.
CJ: Pára de identificar páginas.


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

CJ: Tudo mamões. Bandcamp.
CB: Bandcamp.


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

CJ: Vinil, mas se não conseguirem M4A que é tão leve como o MP3 mas sem perder tanta qualidade.
CB: Cassete.


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

CJ: Não sou a melhor pessoa para responder a isso.
CB: Tem que ser de cultura musical? Para isso tínhamos que disponibilizar as nossas 'playlists' de 'road trips'.
CJ: Mas vão a concertos, principalmente de bandas novas. Elas agradecem o público e o apoio e pode ser que encontres a tua nova banda favorita.


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

CJ: O porquê de nos chamarmos Sunflowers.
CB: O porquê de nos chamarmos Sunflowers.


5 canções para 5 cenários/situações diferentes. 


CB: Vão ter que ouvir a nossa Mexetape na Vodafone FM.
CJ: Se algum dia passar… Até lá: 'Mama Kim' para um dia de sol, 'The Witch' para quando quiserem dançar, 'I Saw a Ghost' para quando estiverem a tomar banho, 'PB&J' para quando estiverem com fome e a 'Scream' para quando quiserem partir os vidros ao carro do(a) vosso(a) ex com um bastão de basebol.


Ghost Hunt



Porquê Ghost Hunt?

O facto de um de nós ser um grande fã de cinema de terror pode ter tido alguma ligação, mas escolhemos esse nome apenas porque nos soou bem.


Como definem a música que produzem? 

Não definimos.


Qual é a vossa melhor canção? 

Ainda não está feita.


Pensam que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o marketing que têm de fazer para a promover? 

A música é sempre o mais importante.


De que revista não se importariam de estar na capa? 

Não estamos muito interessados em capas de revistas.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?  

Glastonbury.


Spotify, Pandora ou Grooveshark? 

Spotify, muito de vez em quando.


MP3, FLAC, WAV ou vinil? 

Temos de escolher vinil.


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

Uma sugestão já antiga: o álbum 'Psychotropia' de Nick Nicely.


Qual é a pergunta mais irritante que vos podem fazer? 

Por exemplo, esta já é um pouco!


5 canções para 5 cenários/situações diferentes. 

Ram Jam - Black Betty:
 
numa festa.
ZZ Top – Black Betty: com os amigos.
Ministry - Black Betty: de carro.
Nick Cave - Black Betty: num bar.
Leadbelly - Black Betty: final de noite.



Mai Kino



Porquê, simplesmente, Mai Kino?

Há uma rede de significados, que me reaparece em sonhos.


Como defines a música que produzes?


Vem de um sítio honesto. Gosto de encontrar pontos ambíguos e de justaposição tanto a nível lírico como sonoro, em que uma frase pode ser interpretada de várias formas, uma melodia ser simultaneamente 'uplifting' e melancólica e em que texturas orgânicas se misturam com electrónicas.
Dizer que 'género' de musica faço é mais difícil porque quando estou a escrever nunca penso nesses termos; tento, na medida do possível, manter o intelecto a uma distancia segura do processo de 'songwriting'. Mesmo por isso tem sido muito interessante ler a forma como as pessoas têm descrito o meu som.


Qual é a tua melhor canção?


Não sei, depende do mood… espero ainda vir a escrevê-la.


Pensas que, hoje em dia, a música que criam é mais importante do que a comunicação e o 'marketing' que tens de fazer para a promover?

A música é definitivamente o mais importante, mas o universo que se cria à volta do projecto ajuda a comunicar a visão do artista e a incluir a audiência nesse mundo e há valor nisso, na forma e cuidado como apresentamos o nosso trabalho ao público.
Claro que também existem muitos casos extremos hoje em dia em que o artista se torna numa espécie de marca ou produto e nos quais a qualidade/honestidade da música parece ser secundária e é pena. Acho que depende das tuas prioridades como artista…


De que revista não te importarias de estar na capa?

Nunca pensei nisso… qualquer boa revista de música/arte.


Primavera Sound, Glastonbury ou Lowlands?

Estão todos com um 'line-up' excelente este ano…

Talvez Glastonbury para tocar e Primavera para relaxar e ver 'gigs'.


Spotify, Pandora ou Grooveshark?


Spotify.


MP3, FLAC, WAV ou vinil?

Depende da função. Vinil é sempre aquela magia...


Que nem o Prof. Marcelo, sugestões de cultura (literatura, cinema...) musical?

“Just Kids” (Patti Smith).
“Silence” (John Cage).
“How Music Works” (David  Byrne).
“Twelve Bar Blues” (Patrick Neate).
São todos livros muito bons, por razões/para efeitos diferentes.


Qual é a pergunta mais irritante que te podem fazer?

Quando me perguntam porque sou vegetariana com ar depreciativo.



5 canções para 5 cenários/situações diferentes.

Elliott Smith - Between The Bars: para tocar na guitarra em 'loop' num dia triste.
Majical Cloudz - This Is Magic: para ouvir de olhos fechados.
Dean Blunt - The Narcissist: para vaguear pelas ruas de Londres.
Easter - Champagne121212: 'to get your Berlin on'.
Mount Kimbie - Made To Stray: para dançar.





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