domingo, 11 de janeiro de 2015

DE E POR: MISS TITAN - "Porcelain Love" (2014, Ed. Autor)

Uma surpresa, uma revelação, um conjunto de histórias e melodias a descobrir consumado em poucos minutos.
O EP de estreia dos Miss Titan, conhecido e apresentado ao vivo na "terra de ninguém" que delimita os dias finais de qualquer ano (2014, neste caso), não se pode queixar de estrelato, emergência ou experiência com Inês Laranjeira à frente de uma banda onde militam Frederico Severo e Sebastião Santos, dos Moe's Implosion com que Inês já colaborara, e Davide Lobão e Gualter Barros d' O Bisonte entretanto extinto após o seu próprio "Abril".
Noutra pequena janela que se abre neste início de ano, tempo e espaço para dedicar a cada um destes frutos de rock alternativo e denso sem um tom de camada única ou exageradamente unicista para outros voos - não propriamente aqueles que aqui se mostram obstáculos a histórias de amor e felicidade. Não (des)esperemos mais. 






Meat & Bones

A primeira música deste EP foi também a primeira a ser composta. Nasceu a partir de um piano em tom de valsa e cresceu para um rock bem distante das origens. O Gualter trocou-nos as voltas com a bateria e fomos obrigados a regravar quase tudo (obrigado, Gualter)! A Inês sugeriu aquelas harmonias no final, e que bem que elas ficaram.  O Francisco Menezes (Gapura) deu o toque final ao gravar uma linha de saxofone barítono na faixa.  


All Your Enemies

A base da música apareceu num improviso interminável de baixo e bateria com o Fred e o Sebastião. A Inês aparece pela primeira vez como voz principal, naquela que talvez seja a letra mais dura deste 'Porcelain Love'. Não tinha guitarra até à fase final de gravações, onde o Davide sugeriu dar um pouco mais de rock ao que ja lá estava. E foi muito bem sugerido.


Velma Kelly

Surge de um 'beat' do Fred, gravado pelo Sebastião. Foi a última a ser composta e gravada, uma longa noite que foi. É um dos dois duetos entre o Fred e a Inês, passa por muita coisa diferente até chegar ao final apoteótico e harmonioso. Se ouvirem o fim com atenção conseguem ouvir os nossos vizinhos caninos que quiseram à força entrar na gravação.


50’s

A Inês achava que o EP precisava de uma 'intro'. Passadas algumas horas e essa 'intro' era agora uma faixa de 4 minutos com princípio, meio e fim. O Davide destruiu completamente a música durante a mistura, estamos muito gratos por isso. Funciona como um dueto, tal qual aqueles que nos anos cinquenta enchiam as rádios americanas, e fala-nos de uma história de amor.


Ghosts & Goblins

O primeiro single deste EP apareceu com uma linha de piano e voz e acabou naquilo que se pode ouvir agora. Foi sendo construída por camadas. O Fred e o Davide encarregaram-se de toda a carga de ruído que podemos ouvir na parte final da música. A Inês encarrega-se de tornar tudo mais bonito. O Gualter ignorou por completo as indicações rítmicas da demo e gravou o que lhe apeteceu. Ainda bem.


Electric Wasteland

A última faixa de 'Porcelain Love' começa com uma linha de voz e acaba com um devaneio de guitarra e piano. Rock, puro e duro, sem mais para dizer.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons