quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

DE E POR: UM ANÓNIMO QUALQUER: "Canções Sobre Futebol E Outras Merdas Estúpidas" (2014, Ed. Autor)

"Canções Sobre Futebol E Outras Merdas Estúpidas", de um anónimo qualquer. Um disco perdido lá pelos confins do Bandcamp nacional, aquele que, de entre todos, decerto mais poderá vir a sofrer com as alterações da legislação europeia que - não é só em Portugal - ninguém ainda percebeu se serão aplicadas ou contornadas e por quem.
Contudo, não é apenas outro daqueles discos-paródia, de piada mais ou menos privada, altamente subproduzidos quais sepulcros de talentos obtusos a não ser para um festival de música tão alternativo que ainda nem foi criado.
Não, não é especial que se compare à lenda da casa do Tio Vivi de onde, citando, "ninguém sai sem mamar", mas é lo-fi, de improviso, às vezes desafinado, registado pelo telemóvel de quem se diz açoriano, lisboeta porque "adoptado", influenciado pelo mais óbvio de Elliott Smith e pelo menos óbvio de Luís Cília e Zeca Afonso.
É com acidez e picardia por tópicos, mais ou menos gratuita/anónima (riscar o que não interessa) e que também nos lembra da fragilidade diária de todo o trabalho que fazemos comparável quase apenas à de um imageboard desta vida, que dizemos "até para o ano". Até já.






Canções sobre futebol

Apenas escrevi as letras das canções 'lopetegui, lorpa cego, lo patético' e 'somos todos porquinhos corruptos'. O Lopetegui é um poço de comédia, é um terrorista que não sabe que o FCP não pode nunca jogar com dois trincos. A outra canção é uma ode ao estado corrupto do futebol actual, uma resposta a moralismos hipócritas.
Escritas por outro anónimo, temos: “bandeiras ao contrário nas janelas”, uma pequena sátira do comum adepto de futebol Português; “eu vi um sapo”, com os clássicos acordes das “Dunas” dos GNR; e “o 11 que devia ter ido ao mundial”, que obviamente é a faixa favorita do Fernando Santos, finaliza com referências ao Bruno de Carvalho, numa típica aliança corrupta entre o FC Porto e o SL Benfica.


Insultos a artistas com mais sucesso do que eu

Começando com uma 'cover' dos My Bloody Valentine, 'Only Shallow', utilizando um aspirador, passando para uma canção ligeiramente homofóbica sobre Os Capitães da Areia, depois para uma modificação instrumental do hino dos Açores e finalmente elevando a homofobia com a canção 'linda martini é uma merda'. A canção é quase toda focada em insultar um particular membro dos Linda Martini, de forma completamente injusta, visto que ele é totalmente heterossexual.
Eu não escrevi a letra de nenhuma destas canções.


Canções “sérias”

Improvisei 3 canções 'sérias' para não ganhar reputação de só fazer músicas a gozar. A 'dias de preguiça' é a melhor, enquanto as outras duas, 'esta canção não é grande coisa' e 'esta canção irrita-me', têm os títulos que têm por algum motivo.


Instrumentais

Nos instrumentais tentei mostrar o que é que se pode fazer com esta afinação 'Dó, Sol, Dó, Mi, Sol, Dó'. Mais precisamente, o que eu posso fazer em 3 direcções diferentes.
Ter a guitarra afinada em Dó maior permite improvisação de melodias dentro de uma progressão de acordes simples e incorporação de cordas soltas e 'hammer-ons' e 'pull-offs' mais facilmente.

As canções estão intituladas conforme as interacções dos sportinguistas com adeptos rivais ao longo da época. No ínicio da época, cheios de vontade mas sem títulos, dizem 'temporariamente sem título', temporariamente apenas. No meio da época quando os rivais já vão longe, dizem 'vocês estão também sem título por enquanto'. No fim da época, depois dos falhanços do costume, sem vencer nada dizem 'títulos são sobrevalorizados'.





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons