quarta-feira, 8 de outubro de 2014

VIRCATOR - "Vircator" (2014, Ed. Autor)




Muitas vezes somos confrontados com o aparecimento de bandas que prometem imprimir a sua marca e não deixar ninguém indiferente mas revelam-se, por este ou aquele motivo, autênticas desilusões. Isto não significa que a vontade não estivesse lá mas, pura e simplesmente, as coisas não correram como previsto, acabando a banda por cair no esquecimento. Depois existem coletivos como os Vircator. Oriundos de Viana do Castelo e formados em 2012, são compostos por Pedro Cunha (guitarra/voz), Paulo Norinha (bateria), Pedro Carvalho (guitarra) e Marcelo Peixoto (baixo) e prometem agitar o panorama musical underground português e, quiçá, com um bom suporte conseguirão trilhar os caminhos do sucesso fora de portas. 




A estreia da banda consumou-se com a edição do EP homónimo que resulta de algumas sessões gravadas pelo grupo nos Estúdios Sá da Bandeira, no Porto. Praticantes de um post-rock refinado, este é um registo bastante competente e que não deve nada em termos de qualidade ou destreza técnica a qualquer outro álbum do género. “Dysnomia”, no princípio, é uma faixa muito bem produzida, com bonitas melodias de guitarra e uma secção rítmica bem entrosada e consistente, terminando de uma forma distinta conferindo à faixa uma dose de variedade sempre bem-vinda. Soturna e melancólica, “Mindless Order” é a música que se segue. Num ritmo sempre lento, as melodias sobressaem ainda mais com um baixo bem vincado e uma bateria sempre presente. A meio da música surge a voz, embora com parcas palavras e de forma limpa, enquadrando-se na perfeição no ambiente criado pelos restantes instrumentos.
Passando para “Moneghetti”, um tema instrumental mais direto mas nem por isso menos melódico com algumas incursões um pouco diferentes que apimentam a coisa, chegámos então ao final do disco com “Izbat River”, o single de avanço de "Vircator" que impacta por um crescendo entre teclas, bateria e guitarra e, no seu todo, revela-se um como um verdadeiro diálogo entre as teclas e a guitarra naquele que é o tema mais psicadélico e progressivo do disco. 






Vircator é sem sombras de dúvida uma excelente estreia de uma banda que demonstra facilidade em criar boa música. É certo que este é apenas o EP de estreia mas não é difícil perceber que o potencial aqui demonstrado é um bom prenúncio para os próximos capítulos.

Hugo Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons