sexta-feira, 31 de outubro de 2014

JAVA DELTA - "Anything Goes" (2014, Ed. Autor)




"Anything Goes" é o nome do EP lançado por João David, mentor do projeto eletrónico Java Delta, composto por seis temas que vão beber à french touch francesa, ao funk e à house algumas das suas maiores influências. Mas também ao rock, e até ao post-rock, como o demonstra a sua colaboração, mais recentemente, com colectivos como os Quelle Dead Gazelle e os Heats.




Omnipresentes, as máquinas são acompanhadas a maior parte do tempo por vozes que ditam letras escritas por Beatriz Brunelli, Gonçalo Constanza, Guilherme Geraldes, Inês Pimenta e The Roman. Há músicas claramente mais viradas para a pista como "Alpha"; outras, como "Ridin’ Solo", lembrando os seus mentores Daft Punk e não apenas pelo uso da voz distorcida. 
"The Hang Glider" e "Omega" têm incorporados nos seus estratos uma french touch que ela própria fez mais que se inspirar dos anos 80. De facto, a música é mesmo assim: uma cadeia alimentar onde a extinção de uma banda dos anos 80 pode ter ditado a morte à nascença de uma banda dos dias de hoje, antes da eclosão.
Uma atmosfera dançável onde alguns synths mais negros e lentos tornam a música por vezes próxima de uns Orgy em vias de reaparecimento. "Courtship Display" é talvez um dos temas onde o mundo da electro-pop gótica emerge mais ao longo do disco enquanto que "Ode" é aquele resultado estranho de um Daft Punk old school misturado com o último álbum, isto sabendo-se que este registo saiu antes do novo álbum dos franceses. 





Melting-pot dos mais variados géneros musicais, "Anything Goes" não é propriamente dos discos mais inovadores de 2014. Não deixa no entanto de nos apresentar, para um primeiro registo, um disco sólido e coerente, que assume plenamente as suas influências e que tenta fazer delas as premissas de algo com dimensões bem maiores. E o exemplo máximo disso é mesmo o remake "Pillow Spacefight", fruto da colaboração com os QDG, lançado há poucas semanas. A evolução, essa, já não é Nѳva.


Mickaël C. de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons