segunda-feira, 21 de julho de 2014

DE E POR: ye77a - "Silver Cord" (2012, Ed. Autor)

ye77a será naturalmente um nome desconhecido para quem conhece mais novos artistas pelo mundo dos espectáculos ao vivo; não tanto para quem está mais habituado a utilizar as novas tecnologias para o fazer, muito menos para quem não concebe que música, teatro e cenografia possam estar totalmente desligados.
"Silver Cord", "um fio prateado que se descreve em viagens astrais que ligam o corpo celeste ao corpo físico, como um cordão umbilical", é o disco mais próximo do formato "álbum" tradicional e também o mais recente que se conhece deste projecto e em que se reúnem as inspirações, mensagens, ambientes sonoros de um filme, "Back & Forward", e de uma ópera, "Esforço do Reflexo", onde as personagens Ruby e a sua sombra, Shadowman, exploram o que é acordar num sonho difuso, que não controlam mas de que esperam sempre sair para a realidade.
Música para fazer dançar a mente entre várias questões e adormecer o corpo, entre as flutuações do techno e melodias da música clássica: é esta a proposta de Daniela e Kako, para conhecer, de seguida, faixa por faixa pelas palavras de Daniela.






Tears Are Not Fears

Em "Tears Are Not Fears"  queria um inicio quase fantasmagórico onde se perde o medo dos medos antigos; é o acordar dentro do sonho onde tentamos reagir dentro de um novo mundo…escuro.


The Comet Song

"The Comet Song" é uma música que podia estar em qualquer sitio no álbum, o ritmo e a mensagem são claros: "deep inside she knows, she is a comet …" 


Kiss of Trust

Em "Kiss of trust" queria  uma fusão entre um barroco clássico e heavy metal; o beijo é como se fosse um pacto de confiança, confiar é o mote: "trust the kiss".


Fake Lie

"Fake Lie" fala sobre os monstros de luz...os meios de comunicação, a TV, rádio, filmes, etc...que nos mentem e preenchem com ideias que não são nossas...o drama reinstala-se no sonho.


You Try 2 Try

"You Try 2 Try" é uma conversa entre a mente e essas ideias e mentiras recebidas através dos monstros de luz; a revolta do sonhador é real, os monstros são exorcizados.


The Size of My High

"The Size Of My High" é um momento importante: falo de falsas expectativas, quando alcançamos algo mas não pelos nossos próprios passos e se quisermos encontrar o caminho do "eu" temos de reverter o tempo e voltar ao ponto de partida, recomeçar o sonho, re-acordar.


Dancerina

"Dancerina" é obviamente uma musica de caixinha de música: a corda é puxada, a música é hipnótica, a Bailarina rodopia na melodia. Inspirada na metáfora que é a bailarina clássica, uma imagem de beleza absoluta, que representa muita dor física para a bailarina, uma dor invisível ao espectador. Na música ela inspira o sonhador a dançar, a sonhar...mesmo com dor há que continuar.


Gueixa

"Gueixa"  é mais uma metáfora de beleza e ritual de quem está ao serviço de outros para agradar mas que representa  muita disciplina  e algum auto-sacrifício para tal:  o ambiente é minimal, numa batida constante que deixa espaço para uma receita quase culinária em ritual de como construir a nossa montanha a ser subida, ou o nosso real objectivo aqui e agora.


Body of Work/Dream OUT

"Body Of Work" e "Dream OUT" são duas músicas que podem ser explicadas no mesmo parágrafo: o sonho acabou com "Gueixa", o sonhador já sabe…tem de recomeçar, tem de acordar. Acordar é o tema desta duas músicas, um acordar da mente; tentar alcançar quem dorme este sonho sem que se esqueça do sonho…que é no fundo uma aprendizagem. Sonicamente, estas duas musicas são como correr sem gravidade. 


Silver

Na ultima música, "Silver", já estamos a caminho do acordar, mas ainda não [acordámos]; já sabemos que temos de acordar, algo que no início do sonho não era claro - pelo menos o que representava esse "acordar" - em "Silver" já estamos a sair deste disco. O ambiente é quase de começo de um disco, uma celebração da luz, da nossa luz, talvez uma viagem astral com um final feliz.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons