domingo, 4 de maio de 2014

SUN GLITTERS - "Scattered Into Light" (2014, Mush Records)




Em Janeiro deste ano o luso-luxemburguês Victor Ferreira aka Sun Glitters 
deu a conhecer ao mundo o disco “Scattered Into Light”, o seu primeiro registo com a presença da voz dos italianos Diverting Duo, Sara Cappai. 11 músicas globalmente marcadas por um positivismo omnipresente, mesmo que com laivos mais negros e melancólicos numa ou noutra faixa, tendo em comum raios cegantes que perfuram tanto a luz como a negrura.






Tudo começa em "When The Train Comes", faixa que tem tudo para abrir as novas atuações do artista, com uma tensão crescente, a espera, o prolongar de um tempo suspenso durante o qual vão aparecendo sonoridades e sons dispersos e desarticulados que se unem numa atmosfera que consegue incrivelmente harmonizar-se. A voz de Sara acompanha a viagem, as guitarras tristes, uma história de despedida ou de rutura amorosa.
Em "Soft Breeze" tudo se torna mais claro e nem é preciso conhecermos o título: os ambientes sugeridos dão-nos logo o caminho a seguir para chegar até ele. O sol, a doçura, o toque leve e chill, o tempo vivo de um momento de descanso post-sexo, a felicidade de um sonho que o sugere ou do fim de uma vida triste que ganha cor na altura de chegar ao céu. A jovialidade, na faixa (curiosamente) mais curta do álbum.

"I, You, We Know" continua nesse prisma, talvez mais indeciso, invocando a timidez de uma primeiro encontro e o medo ressentido, a entrega, o coração a martelar pela primeira vez. 

"Three, Four Days" é talvez um dos temas que junta mais elementos próximos dos antigos registos: uma tensão permanente, um véu sombrio sarapintado por vozes fantasmagóricas femininas e masculinas repetidas que se entrecruzam. 
Segue-se um dos singles, "Closer To The Sun", marcado por uma presença mais firme e acentuada da voz de Sara, planante, entorpecedor, paralisante - talvez em demasia.
"Lonely Trip" relata a ascensão, a emancipação, algo para dizer enquanto "Scattered Into Light, faixa que dá o nome ao álbum, traz de volta o vislumbre de sol que aquece as janelas, o despertar, a fala, a vida, em contraste com outros singles do álbum mais destressantes, como "Closer To The Sun". 






"É com "And The Sun Goes Down" que o ambiente se enegrece paulatinamente com o convívio com a frustração pela espera por um novo registo que se anuncia. Nota mais para a versão japonesa do disco e os belíssimos temas "I Tear You Apart" e "Here It Comes", duas referências que estarão no novo EP do artista, "Fading Days", com saída prevista para o próximo dia 13 de Maio.




Mickaël C. de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons