quinta-feira, 1 de maio de 2014

DE E POR: THIS PENGUIN CAN FLY - “Broken Hearts Are For Assholes, Outer Space Is For Heroes” (2014, Ed. Autor)

Os This Penguin Can Fly são um trio composto por Jorge Ferreira, Miguel Azevedo e José Gomes que se prepara para estrear em disco com um EP de 5 temas, entre o post-rock e o rock mais sludgiano e/ou de carácter progressivo, intitulado “Broken Hearts Are For Assholes, Outer Space Is For Heroes”. "She Builds Origamis", o tema que abre o EP, é também o primeiro tema que dele se conhece, mas antes do lançamento do registo a 17 de Maio (que será comemorado com um concerto no mesmo dia no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga), pedimos-lhes que nos dessem a sua visão sobre o que por lá se poderá encontrar. Vale a pena ler, valerá ainda mais a pena escutar.

























She Builds Origamis

Esta música foi escolhida para ser o primeiro single da banda. Esta relevância é dada não só por acharmos que é um tema forte e com o qual nos identificamos, mas porque foi, ao compor esta música, que descobrimos qual a identidade que queríamos dar ao projecto. Assim sendo, foi com esta “cara” que quisemos mostrar aquilo que somos às pessoas.
É uma música longa, apesar de não ser das mais longas, tem cerca de oito minutos e é o único tema do EP que tem voz cantada; não durante toda a música mas apenas uma quadra ali a meio. Nunca nos quisemos restringir a estruturas já montadas. Procuramos, sobretudo, fazer algo sólido, que nos soasse bem ao ouvido, e original. Acima de tudo, tocamos o que gostamos.
O título da música tem a ver com a arte e o saber apreciar a arte. Tudo nasceu dum episódio em que uma rapariga estava a construir um origami e, quando se constrói algo, seja na pintura, seja na música, dá-se mais valor ao produto final do que à beleza intrínseca da fase de construção do mesmo e, aqui, a narrativa vai ao encontro do saber apreciar o processo da construção e não tanto olhar apenas para o final. No fundo, é uma fotografia dum momento específico e da importância que o mesmo teve. 


El Paso

Este segundo tema é algo diferente do primeiro: é mais forte, directo e até “pesado”. A maior agressividade desta música vem ao encontro da necessidade de explorar outros campos, também dentro dos gostos dos vários elementos da banda. Porém, se por um lado, há esse cunho mais “pesado”, por outro há um contraste evidente na segunda parte da música, onde há uma melodia mais dançável, com a bateria a servir de mote para que as pessoas dancem. Em suma, este contraste foi algo propositado durante o período de composição e que nos permitiu criar um tema, até então, diferente de tudo o que tínhamos feito. O nome é um trocadilho com uma região do Texas, “El Paso”, precisamente pela vertente dançável que a música assume, em certos momentos, e que a marca. 


Sesame Street

Este tema, o terceiro do disco, é assumidamente um tema que pede para se tocar e ouvir ao vivo. Se por um lado, nos momentos iniciais, ouve-se uma guitarra e bateria lentas, posteriormente, com o avançar da música, nota-se uma evolução, um rasgo, para uma segunda parte muito mais rápida e até frenética. Foi, precisamente, ao turbilhão em que se transforma a música, que fomos buscar o nome “Sesame Street”, apelando, claro está, aos anos da nossa infância. 


2+2=2x2

Este título, fazendo bem as contas, dá-nos o somatório do número 4: é a quarta música do EP e, ao nível de construção, nada mais é do que a junção de 4 partes distintas, cosidas num todo. Foi, a bem dizer, a primeira música composta desde que o projecto existe e é o tema de maior duração de todo o registo, com a duração de praticamente dez minutos. De resto, apesar do início enganar, é a música mais agressiva de todo o disco.


Ellie

É a música escolhida para fechar este nosso primeiro trabalho e, como tal, quisemos fechar com chave de ouro. É a música mais diferente, pois assume alguns instrumentos electrónicos, nomeadamente, a bateria. É também a mais minimalista, com a guitarra a ocupar praticamente todo o universo da música. No final, há uma passagem dum filme, com a voz de uma das personagens do mesmo.  O título escolhido é o nome duma personagem do filme da Disney-Pixar, “Up" ("Altamente”), que é uma personagem muito afável e que morre sem ter concretizado os seus sonhos, duma forma algo trágica até. É uma espécie de homenagem a ela.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons