quarta-feira, 2 de abril de 2014

HELLO ATLANTIC - "RAMBLING COAST" (2013, Ed. Autor)




Hello Atlantic é um projeto a solo do jovem João Esteves: tudo começou na Finlândia em 2007 e ao longo dos últimos anos tem-se denotado uma constante progressão de Hello Atlantic, tanto a nível da composição sonora como das temáticas abordadas nos seus lirismos.

"Rambling Coast", o seu mais recente trabalho, é um disco onde João explora os campos do folk rock acústico numa vertente mais alternativa, munindo-se da sua voz contagiante, da sua hábil guitarra e de umas pequenas percussões que ajudam a marcar o compasso que avança num ritmo calmo e suave, numa simbiose de intensidade e simplicidade. Embora muitas vezes faça lembrar artistas como Damien Rice ou mesmo um The Tallest Man on Earth, também demonstra ser suficientemente bom para se distanciar das comparações.






Pelo meio, existe a habilidade para tornar praticamente impossível não ficar com a voz e a melodia de canções como “Rambling Coast” a ecoar por longos minutos, a que faz justiça um poder que parece ter sido concedido pela influência do mar junto ao qual o álbum foi sendo escrito e que acaba por ganhar a magia mítica de um búzio que guarda e reproduz infinitamente todos os segredos do oceano - “deep the water / lying on the grass/ sinking in recurring dreams”, uma busca do inaudito enquanto existe um "eu" que se vai retraindo e dilatando como uma medusa, disposto a naufragar nas águas mais profundas, por entre as nostalgias do passado, os medos do futuro e a cruel fugacidade da vida.

Todo este acumulado de experiências é abordado por um verdadeiro autodidata,
partilhando com o público algo daquilo que viveu e as conclusões a que chegou ao longo da sua jovem, mas já sábia vida: “The future is never like they say it will be”, ouve-se em "Windy City Blues". Por vezes acaba mesmo por se transformar numa voz emancipadora da humanidade que transporta qualquer coisa, como uma mudança, que se redescobre nos irredutíveis resíduos do mistério e encanto deste mundo. Algo que só a beleza única do folk pode conferir.




Sem grande dificuldade, este "Rambling Coast" acaba por contribuir para um ano rico em álbuns de qualidade musical e que continua a dar mais força à premissa de que em termos musicais "Portugal está de boa saúde e recomenda-se".
João Ribeiro




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons