sábado, 22 de março de 2014

COCHAISE - "JÁ TE DIGO QUALQUER COISA" (2014, Ed. Autor)



Os Cochaise não são "novos": banda de Lisboa, multi-instrumentista, com 2 CDs já editados em 2011 e 2013 (e disponíveis para download gratuito, aproveitem).
Têm um estilo muito próprio e, pode–se dizer, único. Transformam frases banais em poesia. Enquadram acordes dissonantes em refrões cativantes. Embutem distorções sujas escondidas e baterias zangadas em arranjos subtis de sopros e teclados inofensivos.
Tudo isto envolto numa voz bonita e cativanta, que agita as águas em canções bonitas e ameniza-as quando tudo se descontrola, faz uma grande banda.




O que agrada mais neste EP é a complexidade e imprevisibilidade sonora e o seu encaixe na linearidade das canções. É disso exemplo "Mais Valia": cada instrumento tem vida própria, mas remam todos para o mesmo lado, mesmo baralhado. As dissonâncias nunca são demais, pois nem se deixam perceber, as diferentes cadências da música ajudam nas respirações que criam esta obra prima, que nos baralha entre refrões incríveis e bridges que nos deixam à espera.

Já "Não Me Levam a Maria" é um conceito diferente. Pedia um pouco mais de raiva e menos contenção, mais descontrolo e libertação na interpretação vocal faria da música um míssil destruidor que não ficasse pelo caminho. É um registo não tanto explorado pelos Cochaise e que deixa, no entanto, a perspectiva de novos horizontes.
"Tás Tão Enganado" é um desabafo introspectivo, e cumpre esse propósito. 
Passa a raiva e a besana do tinto. Um bom aperitivo para o que se segue. 





E o que se segue é "Não Fizeste", a última música de um EP que acaba tão bem como começou: com outra grande música.
"Não Fizeste" embala-nos sem pedir licença. Nem precisamos de nos concentrar para nos perdermos na música. E, sabe-se lá porquê, o “não fizeste” angelical, rodeado de uma bateria complexa mas minimal, que dá azo à libertação de pequenas frases de guitarra e teclas, faz me sentir culpado se não a puser em repeat.


Hugo Hugon




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons