sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

VEILS - COCOON (2013, AURAL SECTS)

Título: Cocoon
Edição: Aural Sects

O primeiro EP do duo VEILS, surgido em 2012, tinha deixado muito boas indicações. Em 2013, Diogo Pereira e Sara Ruano não deram à vela e criaram Cocoon, composto por seis faixas ricas em ambientes dark, viagens por vezes ensombradas por  uma miúda que canta sem cantar, que acompanha o ambiente em pano de fundo, e enfeita com ainda mais negrura um tema inaugurador como Aurora.

Há uma clara “intertextualidade” com os Crystal Castles nos temas do miolo, é verdade, mas também nos vídeos e nas imagens que vão deixando pela internet. Para relocalizar um pouco a crítica, e trazê-la de volta ao nosso espaço e meio português, esta é a banda que devia acompanhar as exposições de fotografia da Maria Louceiro. Mas mais que fazer lembrar outros grandes artistas que por aí andam e que influenciam, e bem, muita gente, os VEILS conseguiram atenuar e diminuir a homenagem ao grupo canadense. 



Muito por culpa do uso cuidado das vozes fantasmagóricas, nunca usadas como ponto central e cerebral, mas como parte integrante da atmosfera mórbida. Os synths esses também não seguem os ritmos frenéticos e frustrantes dos CC, demonstrando que o tempo parado pode por vezes ser mais amedrontador que uma carga de gritos sobrepostos a batidas violentíssimas (de que gostamos também).

Tanto em Grail como em Skies, as parecenças com o grupo canadense tornam-se deveras mais fortes. Para o contraste e a ressaca serem ainda maiores em PEGASUS e SOULMATES, os dois temas que fecham o LP, quase sem recursos vocais, e que nos deixam comatosos a sorrir, suspensos. Um duo que confirma a heterogeneidade e a riqueza da música eletrónica portuguesa atual.

 Mickael de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons