quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

UTOPIUM - VICIOUS CONSOLATION / VIRTUOUS TOTALITY (2013, BLEAK RECORDINGS / RAGING PLANET)

Título: Vicious Consolation / Virtuous Totality
Edição: Bleak Recordings / Raging Planet


Passados cerca de sete anos desde a sua fundação, os Utopium estreiam-se nos longas-duração com Vicious Consolation / Virtuous Totality. Até então a banda lisboeta tinha lançado alguns trabalhos onde se contam uma demo, o EP Conceptive Prescience e um split com os Lifedeceiver. Apesar de este ser o álbum de estreia não se pode dizer que a banda seja propriamente novata nestas andanças uma vez que os seus elementos já fizeram parte de inúmeros agrupamentos no espetro da música mais pesada em Portugal onde se contam nomes como D.O.R., Alchemist, Cold As Blood e Simbiose, para citar apenas alguns. A experiência acumulada pelos músicos que compõem este quinteto está bem patente no resultado final apresentado. Estamos perante um álbum de crust/grindcore que, embora não seja propriamente inovador, revela-se muito competente e poderoso. Terrorizer, Napalm Death, Nasum ou Rotten Sound são apenas alguns dos nomes que a banda identifica como influência no som final e que serve como um enquadramento para aqueles que ainda não os conhecem ou não ouviram o disco.

Com um total de cerca de 23 minutos distribuídos por 18 faixas não há muito tempo para respirar no meio de um manancial de riffs brutais e blastbeats incessantes que fustigam os tímpanos de qualquer um. Também podemos encontrar alguma variedade ao nível da velocidade e, aqui e ali, no estilo apresentado remetendo-nos, por vezes, para os territórios do death metal ou do sludge mas sempre com o grindcore como pano de fundo. Este fato aliado ao conceito do álbum, o qual lida com os sete pecados mortais e sete virtudes contrastantes, foi uma jogada inteligente da banda uma vez que tornaram o disco algo mais que apenas o típico álbum de grindcore. Correndo o risco de ser injusto para os restantes temas, destaco os riffs de Held Tombstone e Owner of a Kept Abidance, as devastadoras Jaded Graft e Thin-Skinned Skill e o groove presente em Jarred In Newtons.

Para os amantes dos géneros mais extremos do metal este será um álbum a não perder. Brutalidade, riffs frenéticos e corrosivos, ritmos enraivecidos e vocalizações extremas fazem de Vicious Consolation / Virtuous Totality um dos álbuns mais capazes dos últimos tempos não ficando em nada atrás de outros praticantes estrangeiros do género. Estão previstas intensas doses de headbang bem como a uma imensa extrapolação de energia naqueles que privarem com este disco por isso prepare-se. Depois não digam que não avisei.

Hugo Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons