segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

OS MELHORES DE 2013 PARA O BANDCOM

Os meses de 2013 já lá vão e é então chegada a altura de revisitar todo o trabalho realizado durante o ano transacto e apresentar, em jeito de ritual, as listas daquilo que por cá se fez e que para o BandCom mereceu um destaque principal.

Foi sobretudo um ano que, apesar da ausência de algumas editoras de renome, foi marcado por um output criativo de alguns talentosos artistas. Cada vez mais a produção musical nacional revela-se de plena saúde, em crescimento e com uma identidade gradativamente mais vincada. São factos que felizmente acabam por nos encher de orgulho, fazer-nos as delícias e dificultar o processo no momento de fazer as contas aos melhores do ano.

Deste modo, encontram-se seguidamente listados os 25 LP's e 10 EP's que mais encheram o ouvido à equipa do BandCom.



TOP 25 LP's NACIONAIS DE 2013:
25. Caress Transgress, por Joaquim Barato, El Vals del Conejo



(ouvir online)
Para este escriba, "Caress Transgress" está no pódio de melhores discos nacionais do ano que acaba de findar; a explicação para isso é simples: o disco de Joaquim Barato é ousado nas abordagens que faz quer à dream-pop mais clássica de nomes como Galaxie 500, quer ao shoegaze de perfil mais psicadélico digno de uns Spacemen 3 quer ao pós-roque instrumental que tem dominado o movimento pós-00’s. É irreversível não pensar em "Caress Transgress" como um disco disperso, que trata de assuntos diversificados em uma dezena de temas, mas a proeza em o esculpir numa única peça, incólume, só tem de merecer os nossos louvores. Venham mais discos destes, Joaquim.


Emanuel Graça
24. Manuel Fúria Contempla os Lírios do Campo, por Manuel Fúria e os Náufragos, Amor Fúria



(ler crítica) 
"Manuel Fúria Contempla Os Lírios Do Campo", um trabalho desenhado à figura do próprio, que apesar de não surpreender, também nunca desilude sobre a sua imagem de trovador contemporâneo, sendo isso que o coloca no topo. Com o selo da Amor Fúria e numa sonoridade que se aproxima da vertente trabalhada pela Flor Caveira (não fossem as duas editoras tantas vezes trabalhar em parceria), destaca-se a importância do cuidado existente em seleccionar cada palavra para um encaixe no limiar da perfeição, naquilo que pode ser entendido quase como a doutrina da estética poética. Érico Veríssimo ficaria satisfeito com a referência homónima.

João Gil
23. Inorganic Heartbeats & Bad Decisions, por Gobi Bear, Murmürio Records


(ouvir online)
Gobi Bear, nome artístico de Diogo Alves Pinto, já nos tinha dado o aviso no ano passado que tinha potencial para ser um caso sério da música portuguesa. A promessa nasceu com a edição do seu primeiro EP, consolidou-se em "Mais Grande" e, finalmente, cumpriu-se em "Inorganic Heartbeats & Bad Decisions". Com mais aprumo de estúdio, mais trabalhado na sua componente electrónica e sempre com a sua belíssima voz, vê-se em Gobi Bear aquilo que hoje cimenta, por exemplo, Noiserv como uma das mais valias para a música nacional: o presente já cumpre, mas o futuro pode vir fazer com que a promessa de Gobi Bear se cumpra ainda mais.


Emanuel Graça
22. Sorriso Parvo, por J-K, Monster Jinx


(ler crítica) (ouvir online)
"Sorriso Parvo" é o terceiro trabalho do artista J-K, uma viagem sagaz de 13 faixas, onde são narradas reflexões do seu dia-a-dia, histórias de romances desfeitos e os dramas das patologias sociais. Munindo-se da sua crueza poética, resultando em textos genuinamente portugueses acompanhados por um instrumental leve e coeso, "Sorriso Parvo" está intenso, denso e consegue conjugar os ingredientes certos para criar um universo que certamente irá deliciar alguns ouvidos.


João Ribeiro
21. Se Amanhã Não Chovesse, por Cochaise, Ed. Autor


(ouvir online)
Não sei se "Se Amanhã Não Chovesse" é melhor que "Mini Homónimo"; é certamente tão bom como conceito, e sobretudo diferente. Cochaise é sem dúvida um diamante (não diria em bruto, mas com algumas arestas por lapidar) que facilmente pode cair em esquecimento, pela sua distância em relação onda de estilos emergentes com mais sucesso comercial. Isso é algo que me assusta, porque quero ouvir mais desta excelente banda.


Hugo H.

20. The Wolf, por When The Angels Breathe, Raging Planet



(ler crítica) 
Artista multifacetado, David Francisco dá também a cara ao projeto individual When The Angels Breathe no qual consegue expressar, sem ajuda externa, o seu lado selvagem, os seus medos, o seu ser. Como ele, as guitarras seguem a sua liberdade, as suas incoerências e as rajadas mais violentas. Há magia nas guitarras, e em quem as alimenta.


Mickaël C. de Oliveira
19. Mogul de Jade, por Norberto Lobo e João Lobo, Mbari

Não é novidade nenhuma que Norberto Lobo é o mestre na guitarra. Desde "Pata Lenta" (2009) que tem demonstrado a sua qualidade não só como compositor, mas também como trovador que não precisa de uma voz para captar o público e brilhar. Desta vez fez-se acompanhar de tendências mais elétricas e do irmão João Lobo na percussão e o resultado é "Mogul de Jade", com todo o experimentalismo no seu som habitual a resultar. Algumas tendências psicadélicas surgem de surpresa nas faixas, não dando hipótese ao ouvinte de prever o que acontecerá no segundo seguinte. É uma das pérolas de 2013, pela surpresa e diferença que Norberto Lobo e João Lobo nos trazem. E o melhor de tudo é que Norberto, mesmo continuando a atuar sozinho e ter de adaptar as novas músicas a essa condicionante, continua a fazer tudo a soar incrivelmente bem.

João Gil
18. Gisela João, por Gisela João, Valentim de Carvalho



(ler crítica)
Mal se ouve o disco de estreia desespera-se por um sucessor. As interpretações de temas perdidos do fado que destrói representam o lado menos bom do regresso ao passado que Gisela João faz parecer um exercício de futurismo e inovação ao ser tamanhamente camaleónica. De resto, rezemos para que Gisela não nos emocione, nos tire da montanha-russa do seu timbre e não tenha tanto de surpreendente e genuíno para nos dizer ou para nos levar a descobrir. Por mais que se tente, isso nunca, nunca acontece.


André Gomes de Abreu
17. The Misadventures of Anthony Knivet, por First Breath After Coma, Omnichord Records



(ler crítica) (ouvir online)
A banda natural das terras do Lis figura nas revelações do ano. A sua base de composição musical parte do post-rock e daí diverge para os campos do pop. Os homónimos do tema dos Explosions in the Sky evoluíram de uma simples banda de covers para um grupo que cada vez mais, vai reunindo uma legião de fãs que agora prestam culto a um disco sublime. Disco esse onde são musicalmente narradas as aventuras de um explorador inglês. Por entre sufrágios, estórias e histórias este disco constitui uma lufada de ar fresco, um banho de éter para o panorama musical português.


João Ribeiro
16. Sinhajara, por Lululemon, Optimus Discos



(ouvir online)
Se o trio do Vale da Cambra editar todos os anos um LP do valor de "Flying Fortress" e de "Sinharaja", vamos muito rapidamente ter de reconsiderar melhor esta banda e dar-lhe o lugar que ela merece nos tops nacionais, muito mais acima. Se admito não ter muito sentido a tropicalidade neste disco - se pusermos os nomes dos temas de lado -, o que é certo é que os Lululemon têm a sua originalidade, o seu nicho, harmonioso e aconchegador. Um disco para as noites de amor, ou de melancolia.


Mickaël C. de Oliveira
15. Dreams About Dying in California, por Elektra Zagreb, Ed. Autor



(ler crítica) (ouvir online)
Encabeçado agora por Luís Vieira, o grupo Elektra Zagreb segue as linhas do pop-rock e do surf-rock com resquícios da dream-pop. O seu último trabalho possui uma harmonização de elementos bastante coesa: denota-se um amadurecimento na concepção deste disco em que durante a sua audição há claramente uma aproximação entre o público e alma da música pela constante presença física dos instrumentos e das vocais. Neste trabalho há momentos Nympho Boyz de tranquilidade inspirada pela lo-fi dos pioneiros do género, Pavement. Mas também há espaço para temas mais mexidos com ruídos distorcidos provocados por guitarras angulares a invocar a noise-pop em "Bloody Hands".


João Ribeiro
14. Casulo, por Márcia, Valentim de Carvalho



(ler crítica) 
Casulo, o segundo disco da carreira de Márcia Santos, demonstra facilmente que um bom disco faz-se sempre de boas canções. Estamos a falar de um registo heurético e inventivo com pouco mais opções do que harmonias cristalinas pop/folk tecidas por palavras calculadas e sentidas. Sobretudo para os mais cépticos com a recordação de "Cabra Cega" e/ou de "A Pele Que Há Em Mim", estão aqui vários temas que colocam no seu devido lugar os pormenores que agigantam qualquer canção. Surpreendente, é essa a palavra-chave.

André Gomes de Abreu
13. Taxi Ballad, por Dear Telephone, PAD



(ler crítica) (ouvir online)
De volta desde 2011, Dear Telephone deu uma clara continuidade a "Birth of a Robot" com este "Taxi Ballad". Com um estilo muito próprio e consistente. Consistência é a palavra. A fazer lembrar dEUS de quando em quando, com uma nudez musical aliada à precisão e determinação nas músicas e me faz sempre pensar algo como: “eles sabem exactamente o que estão a fazer, só tenho que me encostar e ouvir, quer goste quer não goste”. 
Assim continue, e que não demorem mais dois anos.

Hugo H.
12. peixe:avião, por peixe:avião, PAD



(ler crítica) (ouvir online)
Os peixe:avião trouxeram inovação sem medo. O álbum homónimo demonstrou que o risco de tomar caminhos que nem sempre agradam a todos os ouvidos vale a pena. Afinal, existem mais pessoas que querem descobrir o som do que aquilo que se pensa, e este coletivo de Braga é uma presença obrigatória na ementa. A base sonora com que compuseram "Madrugada" (2010) está presente, desta vez com uma maior carga de ruído e distorção saudável. Este disco é também um dos motivos pela qual a PAD pode fechar o ano com balanço positivo.


João Gil
11. Oito, por Octa Push, Senseless Records



(ler crítica) (ouvir online)
"Oito" é talvez o disco eletrónico português mais abrangente do ano. Afro-beat, claras influências londrinas, temas acessíveis e dançantes, e pérolas de sincretismos como no tema onde aparece Braima Galissá. Uma das forças de "Oito" reside justamente na escolha acertada dos colaboradores: Alex Klimovitsky, que como eles também passou pela Enchufada, Catarina Moreno, estrela luso-descendente em ascensão pelo UK, entre outros. Com este disco, os Octa Push finalmente conseguiram convencer toda a gente e prometem pintar com a sua originalidade a música portuguesa por muitos anos.


Mickaël C. de Oliveira
10. Leeches, por The Glockenwise, Lovers & Lollypops


(ouvir online)
O garage-rock em Portugal está de boa saúde e recomenda-se. The Glockenwise é mais uma banda talentosa vinda das terras férteis do norte do país, que em 2013 realiza um óptimo álbum sucessor de "Building Waves" onde a intensa e pujante sonoridade jovem é uma constante como o estilo de São Francisco o exige.

João Ribeiro
09. O Grande Medo do Pequeno Mundo, por Samuel Úria, Flor Caveira



(ler crítica)
2013 ficou marcado, naturalmente, pela prolongada sabática de um ano de Bernardo Fachada e quem tomou o seu habitué trono de rei da cantiga nacional foi, inevitavelmente, Samuel Úria com "O Grande Medo do Pequeno Mundo": música de esqueleto pop, enraizada na americana e na própria canção nacional, o segundo disco de estúdio do cantautor lisboeta com inúmeras colaborações, desde Manel Cruz, líder dos extintos Ornatos Violeta, até a António Zambujo e promete-nos que mais que um cantor do e para o presente, Samuel pertencerá, certamente, ao nosso futuro.


Emanuel Graça
08. Roma, por JP Simões, Cultura FNAC



(ler crítica) (ouvir online)
À medida que a carreira a solo do ex-Belle Chase Hotel cresce, os elogios que se lhe podem tecer parecem cada vez causar menos impacto e mais respeito. Não que o caminho seguido seja substancialmente diferente, mas o desafio é resistir a tanto charme lírico e mundial. É a capitalizar de forma irrepreensível o que fica por dizer por vezes com tão poucas perspectivas sobre os mesmos temas que Roma assenta bem a todo o tipo de ressaca de um bom português, ou simplesmente de um bon vivant


André Gomes de Abreu
07. Mynah, por JUBA, Pontiaq



(ler crítica) (ouvir online)
Uma das surpresas deste ano com um "Mynah" cheio de ambiências e referências shoegaze e dream-pop que nos levam a trilhos desbravados (nem por isso sem qualidade), mas também com passagens muito originais e pouco vistas e uma composição e inserção de componentes refrescantes para o ouvido. Deixam muito a desejar, no bom sentido, claro.


Hugo H.
06. Odyssea, por indignu, Honeysound



(ler crítica) (ouvir online)
Os indignu marcaram 2013 com um dos trabalhos mais ambiciosos ao nível do post-rock nacional. Mais que a viagem conceptual onde cada melodia ocupa um patamar necessário e nada pode ficar de fora, Odyssea permite-nos ser essa própria aventura. A simbiose artista-ouvinte é o sentido de toda a música e os indignu conseguiram  tirar proveito disso e torná-lo ainda mais evidente. Destaque não só para todo o ambiente criado, mas também para o modo como o violino é introduzido ao longo das várias faixas, permitindo criar um trilho sonoro que nos guia ao longo de toda uma história.


João Gil
05. Cabeça, por Filho da Mãe, Lovers & Lollypops



Todos sabemos, ou devíamos saber, que Portugal é uma província propensa a ter mestres na arte de tocar guitarra; essa ideia ganha força quando pensamos em nomes como Carlos Paredes ou até mesmo Zeca Afonso. Hoje em dia, é quase irreversível não nos vir à memória os nomes de Filho da Mãe, nome artístico de Rui Carvalho, e Norberto Lobo. "Cabeça", o mais recente trabalho de estúdio de Filho da Mãe, cuja edição foi carimbada pela barcelense Lovers & Lollypops, só veio confirmar de um modo mais sólido aquilo que em 2011 "Palácio" prometera: Filho da Mãe é mesmo um guitarrista estrondoso que se serve das suas almas (a sua e a da guitarra) para chegar à nossa. A destreza no seu dedilhar clama por respeito e admiração, a agilidade de que se serve faz-nos crer é desumano, mas a verdade é que músicas desprovidas de qualquer sílaba raramente nos conseguem dizer tantas coisas ao mesmo tempo. Palavras para quê? 


Emanuel Graça
04. Vem Por Aqui, por Ermo, Optimus Discos


A dupla bracarense terá sido uma das maiores revelações em 2013 após lançar o seu primeiro trabalho como longa-duração. "Vem Por Aqui" prima sobretudo pelo seu elevado teor de originalidade estética que, apesar de não encaixar nos cânones, acabou por lhe valer a entrada para muitos dos tops de 2013. Os intervenientes, António Costa e Bernardo Barbosa, demonstraram uma elevada sapiência no que diz respeito à composição musical e às virtudes humanas fazendo deste disco um documento histórico intemporal que conjuga de uma forma quase profética a poesia arquetípica munida de uma composição lírica exímia com electrónicas abstractas minimalistas.

João Ribeiro
03. Homem Elefante, por Riding Pânico, Raging Planet


(ler crítica) (ouvir online)
O regresso dos Riding Pânico em 2013 mostra uma face mais disruptiva da banda mesmo que esta se tenha mantido na salubridade instrumental. Mais melodiosos mas também mais caóticos, em "Homem Elefante" reflectem duas faces difíceis de conjugar: uma forte coesão lado a lado com uma acutilância que satisfaz num certo tipo de rótulo post-rock em que ainda se possam encaixar. Claramente um dos registos do ano sob qualquer perspectiva.


André Gomes Abreu
02. A.V.O., por Noiserv, Ed. Autor



É já uma marca da música portuguesa, com o seu estilo muito próprio, e as suas melodias etéreas e progressivas. Se lhe faltava qualquer coisa, era definitivamente este "Almost Visible Orchestra". Veio calar os cépticos (como eu, confesso), e mostrou que vale mais do que loops bem construídos e uma voz ambiente harmonizante. Mostrou uma variedade na composição melódica que dá uma força maior ao seu trabalho que se continuar, com certeza abrangerá um público ainda maior nos tempos vindouros.

Hugo H.
01. Turbo Lento, por Linda Martini, Universal Music



(ler crítica)
Será este o disco que vai definitivamente abrir aos Linda Martini as portas da internacionalização? Acreditamos que sim. Quando muitos criticavam "Turbo Lento" antes de ele estar nos escaparates, o grupo demonstrou mais uma vez que é uma das melhores bandas que o nosso país viu nascer. Lá fora, infelizmente, poucos serão aqueles que o consideram assim.
Sun Glitters disse-me há algumas semanas que não entendia porque é que os Linda Martini não se exportavam. Disse-lhe que, quando não se canta fado, a língua portuguesa acaba por ser um sério entrave. E ele respondeu-me acertadamente: no caso deles, a língua portuguesa não incomoda, muito pelo contrário. O que confirmei depois de ter pensado mais tempo sobre o assunto. E também participa na seriedade que se desprende do disco, na raiva interventiva que contamina qualquer um, pouco importa a nacionalidade. Porque para os Linda Martini, o mais importante talvez seja que o público sinta neles a força da sinceridade, com ou sem letras, com ou sem língua portuguesa.

Mickaël C. de Oliveira






TOP 10 EP's NACIONAIS DE 2013:

10. Life Aquatic, por Long Way To Alaska, PAD



(ler crítica) (ouvir online)
Haverá sempre quem diga que os Long Way To Alaska não inventaram nada. Os mesmos que talvez os glorificavam se tivessem sido estrangeiros. A verdade é que os bracarenses continuam a sarapintar o panorama da música nacional com os seus apelos à proteção da natureza, à comunhão com ela. E desta comunhão podia muito bem nascer uma participação numa banda sonora de um filme cheio de verdura com selo Sundance Festival. E aí sim, os LWTA iam convencer os mais reticentes.


Mickaël C. de Oliveira
09. Este Inverno, por Main Dish, Ed. Autor



(ler crítica) (ouvir online)
"Este Inverno" é o mais recente EP de Luís Miguel Vieira que a partir da sua hábil guitarra e de uma panóplia de samples que dão forma ao instrumental constrói um inverno que nasce na montanha e vem desembuchar-se na cidade. Neste seu mais recente trabalho esquecemos a componente lo-fi que invadia as suas sonoridades. Há indubitavelmente um novo registo, uma evolução que torna as suas canções mais acessíveis às massas. No entanto, não esquece a sua essência, o pós-roque, mantendo-se fiel à sua identidade apesar da transformação.


João Ribeiro
08. (II), por Capitão Capitão, Azáfama


Deram-nos "II" sob a forma de I EP. “Queremos um disco!” digo eu.
Tanta qualidade em "II" deixou-me inquieto e soube-me a pouco.
Foi um EP que não soou a antecipação de disco: soou a algo experimental. Merecem uma vénia por tamanho risco.
Agora, se algo experimental soa assim, como será um disco pensado do início ao fim, e trabalhado com outra minúcia? Com a sensibilidade e unicidade demonstradas neste último EP? Genuinamente ansioso.

Hugo H.
07. Salvation, por PURPLE, Wedidit Collective


Adoptado pelo Wedidit Collective de Shlohmo, o agora radicado em Londres PURPLE já nos tinha dado em "Violence", disco do ano passado, perspectivas muito interessantes sobre o que experimentar com hip-hop e R&B na aproximação à witch-electronica perfeita Terrain Ahead-like.
No EP "Salvation", toda esta neblina "dronítica" adensa-se, compacta-se, consome-se num punhado de canções absolutamente incríveis e egoisticamente aconchegantes, recheadas de pequenas frases mais ou menos distorcidas ou trinadas. E não se esqueçam dos videoclips fantásticos. Adeus Tricky, adeus The Weekend, adeus Burial.


André Gomes de Abreu
06. dreamweapon, por dreamweapon, Ed. Autor



(ler crítica)
Os Dreamweapon são, possivelmente, a banda mais inesperada que Portugal podia ver nascer numa altura destas: são herdeiros da herança britânica do pré e do pós nascimento do shoegaze, são filhos bastardos (no sentido positivo, claro) dos The Jesus and Mary Chain e amantes da nova colheita psicadélica que por aí anda. "dreamweapon", registo de estreia, traz-nos a melhor das promessas: estes senhores já são gigantes, mas quando editarem o seu primeiro LP duvido que não sejam ainda maiores.


Emanuel Graça
05. Future, por IVVVO, Public Information


(ler crítica) (ouvir online)
Porquê fazer electrónica e não congelar os dedos? É uma questão a que "Future" responde como poucos (embora assinaláveis em Portugal) exemplos poderíamos dar. Quantidade e qualidade não parecem estar assim tão distantes se falamos do trabalho incansável de Ivo Pacheco com uma label, a Terrain Ahead, que está a dar passos de preparação para o seu grande salto.
Em "Future", o que interessa é que ainda exista um pedaço de existência por nós que se deixe afectar pelo techno e rave enviesados. Não é UUUU, mas sim "woo woo woo". Adaptemo-nos a IVVVO, porra.


André Gomes de Abreu
04. TORTO, por TORTO, Lovers & Lollypops


"TORTO" foi mais uma surpresa, não por ser algo novo, mas pela maturidade e consistência do primeiro trabalho e porque não caiu na tentação de ser lo-fi. É um torto muito hi-fi, com um EP na linha da Lovers & Lollypops, mas, arrisco, uns pontos acima da média. É provocador, muito provocador, não deixa ninguém indiferente, e tem qualidade, tanto sonora como de execução.

Hugo H.
03. JIBÓIA, por JIBÓIA, Lovers & Lollypops


(ler crítica) (ouvir online)
Óscar Silva dá-se, no mundo da música, pelo nome de JIBÓIA. Porquê? Porque, muito basicamente, nos mete a “jiboiar” com a sua mesa electrónica. Editado pela Lovers & Lollypops, o seu primeiro registo de estúdio é também ele uma promessa, contudo uma promessa peculiar: não se trata de um disco que nos assegura de um valor para o futuro, trata-se de um disco que nos assegura um valor em palco. E quando assim acontece para quê estar com meios rodeios?


Emanuel Graça
02. Memoirs Of A Secret Empire, por Memoirs Of A Secret Empire, Ed. Autor


(ler crítica) (ouvir online)
Os Memoirs Of A Secret Empire demonstraram com este EP que tudo era possível: vir da Vouzela e chegar até ao brilhante Black Sheep Studio, criar músicas de 10 minutos que captam o ouvinte do primeiro ao último segundo e, sobretudo, emocioná-lo, paulatinamente, degrau após degrau. São também a demonstração de que Portugal tem nas suas mãos bandas de post-rock como se calhar nunca teve. Resta agora reconhecer-lhes o devido valor, antes que seja tarde demais...


Mickaël C. de Oliveira
01. Quelle Dead Gazelle, por Quelle Dead Gazelle, Ed. Autor



(ler crítica) (ouvir online)
Se só o título da primeira faixa do EP homónimo coloca as expectativas altas, tudo fica a valer ainda mais a pena quando entregamos a audição e atenção aos Quelle Dead Gazelle. Sem medo de arriscar em sonoridades que, próximas do math-rock, são aliadas a um ambiente psicadélico envolto em toda a atmosfera que daí advém, destaca-se sempre a aliança que a bateria tem com a guitarra eléctrica, em ritmos capazes de vingar tanto em disco como ao vivo.


João Gil




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons