sábado, 18 de janeiro de 2014

DE E POR A ARMADA: "CLÁSSICO" (2013, Ed. Autor)




"Clássico" é o nome do EP que A Armada lançou já na recta final do ano passado, composto por 5 canções que foram sendo divulgadas pouco a pouco, com videoclips a condizer, mas construídas ao longo de mais de 4 anos, tal como a própria concepção de um projecto cuja formação tanto se alterou. Dizem-nos que "o conceito que tentámos cumprir neste disco foi produzi-lo para que soasse como uma boa estação de rock n’roll clássico, e portanto, cada canção foi produzida com a influência de uma banda ou bandas que são uma referência para nós" e que "Clássico" representa algo que precisamente não mudou: "não deixou de ser fundamental para nós contar a nossa história, ainda que ela tenha entrado num novo capítulo, para que pudéssemos partilhar com todos uma fase que nos deu tanto gozo escrever e da qual nos orgulhamos". Há um disco para descobrir este ano, há agora um EP que a própria A Armada nos conta ao pormenor:


Maria Guilhotina

"Quisemos abrir o disco com esta canção porque tem um riff de entrada muito rock n’roll e uma progressão muito à la "Brown Sugar" dos Rolling Stones.
Brincámos com as mudanças de tempo e enchemos tudo com muitos arranjos de guitarra ao jeito de pergunta-resposta.
A canção fala de uma senhora muito amargurada por um homem que não soube cuidar dela e é um hino de esperança para todas as senhoras e meninas que foram magoadas.
Acaba com um coro à "Hey Jude" numa progressão harmónica emprestada do "Movin’on up" dos Primal Scream com uma melodia nossa por cima. Não temos vergonha nenhuma de dizer isto.


Afinal

Só quando acabámos de gravar esta canção-poema é que nos apercebemos que tínhamos feito uma malha folk/southern rock. Esta não tem solos nem instrumentais como as outras. É a nossa canção mais "chá-lá-lá".



Má Rês
Motörhead. Foi aos Motörhead que fomos buscar o som para a bateria e para o baixo. Esta música não levou nenhuma edição desde a estrutura feita em ensaios. A meio travamos a fundo no tempo e retomamos para cantar o resto. Fala de meninas perfeitas, mimadas e fúteis que vivem para as aparências. E que são boas demais para nós.
Bandidos do Cais

O rastilho para escrever a "Bandidos do Cais" foi uma aventura boémia pelo Cais do Sodré, numa altura em que o surto de bares modernos na Rua Nova do Carvalho ainda não tinha acontecido. Tudo aquilo era muito caricatural, com diferentes tipos de espécies a povoar as diferentes alturas do dia. Era turistas pela manhã, distribuidores e empregados da restauração à tarde, malta nova que ia para os copos até às 2 da manhã e depois a cena virava com prostitutas e bandidagem por todo o lado. Sentia-se que se podia ser saqueado cada vez que se cruzava uma esquina por malfeitores tipo piratas quando estão em terra. E foi nesta imagem que se pegou para compor esta música. Acho que foi o último vestígio do antigo Cais do Sodré e achámos que merecia uma canção, uma espécie de trova popular mascarada de rock n'roll bem riffado e meio psicadélico, que retratasse esse Cais do Sodré a caminho da extinção.


Sinceramente

Esta canção foi a primeira a ser gravada nos estúdios da Valentim de Carvalho. Todos ao mesmo tempo.
Por incrível que pareça, tem mais de 10 anos. A versão original era punk e foi escrita ainda na adolescência pelo João Miguel Matos, o nosso baixista, e tinha uma letra ligeiramente diferente e bastante hardcore. A letra tem três frases e é uma festa cada vez que a tocamos ao vivo.
 




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons