segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

∆TILLL∆ - IV (2013, Ed. Autor)

Título: IV
Edição: Julho de 2013, Ed. Autor
Classificação final: 8.4/10

Dois discos num ano é sempre um registo considerável; ∆TILLL∆ é um nome em clara emergência no panorama electrónico português e, lida a primeira fase deste texto, é quase irreversível dizer-se que não tem feito por isso. Em 2013, brindou-nos com dois álbuns; o primeiro, intitulado III, foi editado no primeiro mês do ano. O segundo, hoje o nosso objecto de análise, intitula-se IV e não segue outros contornos que não aqueles que todas as aventuras de ∆TILLL∆ seguiram até ao momento: ainda bem.

Se pouca gente hoje em dia se preocupa com o conceito de álbum, Miguel Béco de Almeida, o homem por detrás de ∆TILLL∆, não pertence certamente a esse grupo de pessoas; as suas músicas seguem uma continuidade e não será ao acaso que cada uma delas se intitula como música 1, música 2, música 3, etc.: conta-se uma história que se divide por episódios e é sempre bom quando encontramos um disco despreocupado com as gentes e mais preocupado consigo mesmo. Assim é IV, assim é ∆TILLL∆: um demónio que se está a cagar para tudo, que parece fazer as coisas simplesmente porque gosta de as fazer.

Demónio será, por certo, um dos melhores termos para definir aquilo onde a música de Miguel Becó nos leva: música cruelmente impiedosa, que se abarca timidamente à witch house (até a simbologia presente no nome ∆TILLL∆ nos remete para isso) enquanto se mune de drones sombrias e pesadas e nos traz à lembrança os territórios mais electrónicos e sinistros que uns Ulver já nos fermentaram outrora; há também, numa menor escala, resquícios muito escondidos de um dubstep gélido ou de uma industrial de J.K. Broadrick mais repetitiva. Ainda assim, e é verdade que este leque de influências é soberbo, IV é um disco que faz de ∆TILLL∆ um artista aquilo que a sua história pré-IV não fazia: houve aprendizagem de estúdio e houve uma maturação tremenda quanto à duração que um discos deste género pode e deve ter – aqui bate tudo certo, trinta e um minutos deste tipo de descarga sonora é o tempo perfeito, mais, como era habitué, era tornar um disco com potencial num disco cansativo e faminto por nos comer o cérebro.

Em compêndio, IV é um disco tremendo de um jovem que, claramente, está a ganhar o seu próprio espaço: se no ano passado Rancor, de RA aka Ricardo Remédio, me cilindrou a cabeça pela sua abordagem carregada de crueldade à darkwave através das doutrinas techno, este ano foi claramente este IV que me fascinou: o potencial de outrora é agora uma certeza, bastou que se encurtasse tempo e que este ditasse a maturação natural das coisas. ∆TILLL∆ não é para meninos, ainda bem!

Emanuel Graça




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons