domingo, 1 de dezembro de 2013

AINDA TENS QUE OUVIR #10: GOODBYE, LABRADOR - "A THOUSAND TIMES BEFORE" (2012, Dead Fisherman Records)




Compostos por quatro elementos, os Goodbye, Labrador são uma banda baseada em Barcelona, Brooklyn e Praga. Os seus elementos Phil Gold (guitarra, percussão e voz), o português radicado em Barcelona Gonçalo Hipólito Martins (baixo e voz e ponto de confluência dos restantes elementos), Martin Pípal (guitarra, voz) e J.M.Silverman (Bateria e percussão) uniram-se através duma paixão pela música que vai desde o punk dos anos 80 até ao art-rock dos anos 90. Após o primeiro EP homónimo lançado em 2010, o regresso concretizou-se com o EP "A Thousand Times Before", constituído por 6 temas no total com diferentes vibrações.

O sexteto começa com “Intrepid”, um single em bruto com guitarras melódicas muito próximas daquilo que é o verdadeiro indie rock. Com uma voz de timbre invulgar e um baixo impaciente que tão bem percorre e alicerça todo o instrumental, os primeiros 2 minutos e 43 segundos tornam-se cativantes. 
Já a segunda faixa - “Sirens” -, deambula entre acordes mais tensos nos versos e outros mais alegres nos refrões. O contributo vocal de Sara Sezifredo da portuguesa aqui harmoniza-se no dueto com a voz de Pípal, contando ainda com um bridge interessante marcado por uma bateria crescente em volume e intensidade.
 





Seguidamente, “Falling Away” é a canção mais cosy do conjunto, que nos traz à ideia passeios por um parque verde num dia de sol com alguém especial. Com guitarras com tanta joy, semelhantes às dos estrangeiros Foals e Alt-J, esta música poderia perfeitamente funcionar como um segundo single. Em “Embrace the Stranger”, surgem novamente duas vozes, que parecem ter sido desenhadas por um baixo muito vincado. Com notas mais nervosas do que as que encontramos em momentos anteriores, as semelhanças com as guitarras mais rítmicas de bandas como os Arctic Monkeys tornam-se aqui mais notórias.

Em penúltimo, “Silence of Me” entra com um baixo não tão silencioso, por detrás de duas guitarras ambas simples, uma aguda e outra mais grave, que tão bem se complementam e abrem lugar para duas vozes, desta vez com uma letra mais stressada. Sem dúvida que o momento mais bonito desta música é o bridge, onde brilha a guitarra mais aguda e virtuosa.
Para finalizar este alinhamento: “Memoir”. Esta é uma faixa deliciosa e introduzida por um riff de guitarra nostálgico novamente a contar com duas vozes mas muito mais sucintas no que toca a letra e que, por isso, encaixam tão bem neste instrumental. Como o nome indica, “Memoir” lembra-nos um álbum de memórias antigas e felizes e a saudade que daí advém e é decididamente o tema com mais potencial de "A Thousand Times Before".
 





Sob influência e com semelhanças com inúmeras bandas do indie rock que conhecemos, talvez pelas guitarras tão harmoniosas e pelos coros melodiosos e fora do comum, os Goodbye, Labrador fascinam ao segundo registo e permanecem a breve trecho no caminho certo e coeso para um primeiro longa-duração. A sala de espera é confortável enquanto a inspiração não for repetição.


Joana Jorge




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons