sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ROCK MONSTER #1 - EQUATIONS + BLACK BOMBAIM - 10/10/2013

Na primeira das noites Rock Monster no Musicbox, em Lisboa, os Equations e os Black Bombaim desceram à capital para honrar o Portugal que é fã de rock, quase tão grande como aquele que é fã de fado. Não há muitas pessoas em Portugal fãs de sensaboria, mas estamos em tempos de selectividade: é verdade, a crise lá fora e nós a escolher com tremendo método o que ouvir entre tanta novidade.





Na demanda de servir rock a quem quer sobretudo ser surpreendido, os Equations fizeram-no bem na estreia em disco com "Frozen Caravels". Math-rock, algum psicadelismo e esfregar tudo isso na cara como se estivéssemos a falar de hardcore. Mas muito recentemente, os Equations foram além-fronteiras não só nos espaços de concertos, mas também na sua sonoridade: a mini-tour pela Europa antecipou-lhes os movimentos. 
Vem aí um segundo disco em 2014 mas onde o rock é mais space e/ou prog, diz certamente quem os viu lá fora, na D' Bandada Optimus ou nesta noite. Num alinhamento totalmente alocado às novas canções, não se recolhem os destroços e recordações no final, mas é caso para se tirarem pequenas polaroids pelo caminho e notar-se uma abordagem psicadélica diferente e mais tropicalista mas sem batuques, embora a reorganização sonora seja fantástica. Bem-vindos de volta...agora, depois, quando quiserem.





Sair defraudado de um concerto dos Black Bombaim estava fora de questão, e até aí a saída com os Equations tinha sido exemplar. Era altura de escalar muros de volume e electricidade sem fim à vista, por três dos melhores do Mundo, mesmo que intercalados com uma pequena/grande escapadela a "Side B" de "Saturdays and Space Travels". Por mais voltas que se dê, todo este inferno stoner e psicadélico dronítico criado com dotes de hipnotizador só acaricia os ouvidos.
No Musicbox, os Black Bombaim voltaram a justificar todos os elogios, todas as críticas (des)construtivas de forma coesa e compenetrada, sem lugar a grandes rodeios e chamando a si todas as atenções como se o palco contíguo se tratasse na realidade de uma arena gigante. É para que as bandas se assumam e batam o pé que se pagam bilhetes: os Black Bombaim dão mais e ressuscitam a beleza e a gravidade apocalípticas até os amplificadores subitamente se desligarem e o Mundo se recompor.
Ainda bem que inventaram a palavra "evolução", ou teríamos só um muito bom primeiro EP e um muito bom álbum de estreia. A partir daí, inclusive, é História, meus amigos: não adianta porem a tocar outra vez o "The Wall" e dizerem que "dantes é que era".


Há mais dois monstros, Moloch e Nommo, para satisfazer no Musicbox em Novembro e Dezembro. Ou com os Valient Thorr, dia 2 de Novembro, ou com os Camera, dia 13 de Dezembro, à meia-noite começam novos dias.

André Gomes de Abreu
Fotografias por André Branco
(galeria completa
em facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons