quarta-feira, 2 de outubro de 2013

NOISERV @ TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ, 1/10/2013 - REPORTAGEM



Dia Mundial da Música, um verdadeiro ponto de encontro de desencontros, entre melómanos dopados e todos os outros apreciadores ocasionais de um ou vários artistas, músicas e talvez discos. O concerto de Noiserv neste dia era também essa janela aberta para o final da "Festa de Abertura" do Teatro Municipal São Luiz e para o arranque da expansão das músicas de "Almost Visible Orchestra", o segundo disco da carreira a solo de David Santos. 

Começando por olhar o disco, diria tão simplesmente que "Almost Visible Orchestra" é um conjunto de canções que leva o encontro de desencontros a outro nível: é a história prosaica do artista que se segue por lei não publicada, de legislador próprio ou alheio, que realmente interessa. E interessa porque é um claro aperfeiçoamento da matéria anterior, seguro, tanto à procura de mais pessoas como a conservar a sua fragilidade emocional quase a pensar em exclusivo em cada ouvinte. Detalhes que o Francisco Lázaro de "It's Easy To Be A Marathoner Even If You Are A Carpenter" reconheceria.

É esse estado de derrelicção partilhada do palco, à medida que os traços de Diana Mascarenhas, convidada a re-ilustrar em tempo real, se firmam, que tudo o que é orgânico na quase invisível mas palpável festa orquestrada de Noiserv entra e a beleza das novas Don't Say Hi If You Don't Have Time For A Nice Goodbye", "It's Useless To Think About Something Bad Without Something Good To Compare" e "I Was Trying To Sleep When Everyone Woke Up", em que n
unca antes de hoje se conseguira juntar no mesmo palco quase todos os seus intérpretes, se conjuga com "Palco do Tempo" e a maravilhosa "Bontempi", guardada a preceito para a recta final. 
Não seria um soco no estômago fechar a correr com 47 segundos, 4 frases e um "I don't think it's my time" (oh, estás no palco de um tempo que é teu!), depois de longa a conversa entrecortada com suspiros demorados e um rol de agradecimentos aos que o ajudaram e ajudam. Do público, renovam-se, muito provavelmente, para uma próxima oportunidade, brevemente, no mesmo local.
Para aquecer depois dos arrepios na espinha: dar largas voltas e mais voltas nestas novas canções. 




André Gomes de Abreu


P.S: Um crédito alargado para a fotografia, um dos 13 retratos de músicos portugueses compilados agora na primeira publicação fotográfica editada de Vera Marmelo entretanto já disponível para compra na livraria STET ou directamente junto da fotógrafa. Agora, voltemos ao topo, não?  




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons