quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MOTHER ABYSS - "BURDEN" (2013, Ed. Autor)

Título: Burden
Edição: Agosto de 2013, Ed. Autor
Classificação final: 6.5/10

O tratamento do sludge e do doom metal há muito tempo que tem sofrido alterações; aquilo que as realçava, algo que se debruce na lentidão dos riffs, nas batidas lentas e no tom melódico das suas composições, alargou-se a outras variáveis do metal: uma delas é irreversivelmente o post-metal. Os Mother Abyss, quarteto de Viana do Castelo, têm consciência disso e seguindo essa espécie de paradigma editaram Burden em formato EP.

Nos campos acima referidos é quase inegável falar da importância de bandas como Mastodon ou Baroness numa primeira instância, numa segunda passa-nos pela cabeça algo como Cult Of Luna ou Neurosis. Os MA descendem sobretudo da segunda instância e a importância de registos como o aclamado Vertikal, em fases mais pesadas e com um corpo mais cheio, é bastante grande: voz a esquivar-se para aquilo que pretende soar inóspito, batidas fortes e riffs de guitarra que, embora não evidenciem uma originalidade por aí além, cumprem aquilo que a priori era pedido.  

Porém, e apesar da qualidade que Burden assinala, ainda parece haver um longo caminho a percorrer pelos Mother Abyss: primeiro, necessitam de se conter nas suas influências e de não as extravasar de uma maneira tão denunciada. Segundo, e a averiguar por Burden, precisam de se tornar mais coesos. E terceiro, e último, não podem simplesmente ter ambiências tão prolongadas quanto “The Killer” mostra – afinal de contas, e até ver, estabelecer uma ponte ligante entre o sludge e post-rock não é muito bom. É esperar que o fruto, que por agora parece quando maturado saboroso, se deixe maturar.

Emanuel Graça





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons