segunda-feira, 7 de outubro de 2013

KNEEL - "INTERSTICE" (2013, Ed. Autor)




Kneel é o projeto a solo de Pedro Mau (ex-baterista de Kneeldown e baterista de Wells Valley) que tem neste "Interstice" o seu álbum de estreia. Não fosse este motivo de interesse por si só, acresce o facto de o registo ter sido produzido, masterizado, composto e tocado na íntegra por Mau e contar ainda com os préstimos vocais de Filipe Correia dos Concealment.
O trabalho revela-se como uma verdadeira muralha de som que decerto entrará na lista de favoritos dos fãs de metal mais matemático e ritmado notabilizado por bandas como The Dillinger Escape Plan e Messhugah bem como uma boa dose de groove ao estilo de Machine Head. No entanto, tentar encaixar "Interstice" neste ou naquele subgénero seria demasiado limitador para o trabalho apresentado.

Se imaginarmos um tanque equipado com a última geração de material bélico em que as metralhadoras seriam munidas por riffs agressivos e os mísseis seriam substituídos por disparos de bateria a um ritmo alucinante, não estaremos muito longe do que encontraremos aqui. As músicas presentes no disco não fogem muito do trilho traçado para este trabalho onde ritmo impera e o groove é quem manda. 









Em "Murmurs", "Amend", "Occlusion" e Lessening, esta última com uma break que confere uma dinâmica bastante interessante, ficamos na presença do típico groove metal que nos impulsiona a tornarmo-nos em verdadeiros headbangers.  "Absence", por seu turno, funciona como um pequeno intervalo que nos dá um breve descanso de modo a ganharmos fôlego para o que aí vem, materializando-se em mais uma descarga de agressividade e ritmo intitulada "Cloak", com especial destaque para a prestação da bateria, instrumento em que Mau se notabilizou. "Debris" é "mais do mesmo", figurando uma boa dose de riffs palm-muted mecanizados como é apanágio do género e "Thrall" entra a matar - é, provavelmente, a faixa mais ritmada e agressiva das nove que compõem este trabalho, com especial destaque para a excelente prestação vocal de Filipe Correia. 

Na mesma senda, "Interstice" fecha com "Sovereignty", tema que segue o mesmo caminho do álbum e que acaba de uma forma mais calma esta experiência sonora absolutamente fustigante para os tímpanos dos ouvintes.
Na sua globalidade, este LP funciona como uma peça homogénea em que os riffs marcadamente djent, o groove e o ritmo, bem como as vocalizações agressivas, contribuíram para a conceção de um álbum de estreia poderosíssimo naquela que é o retorno de um nome grande do metal português. 


Hugo Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons