segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ULTRALEVE - "ULTRALEVE" (2013, Universal Music)





Da vontade de Bruno Vasconcelos (d' Os Pinto Ferreira) e Nuno Figueiredo (Virgem Suta) trabalharem juntos nasceram os Ultraleve, projecto “leve, mas com substância”, nas palavras de Nuno Markl.
Com sintetizadores e melodias simples, o álbum homónimo da dupla traz-nos uma pop colorida, radio-friendly e (ultra) leve. Não é por acaso que os singles “Chata” e “Cabeça no ar” já nos estão na memória de tanto passarem em repeat nas rádios nacionais. O resto do disco não fica atrás: são histórias de amor e da vida, bem construídas que nos põem irremediavelmente a “bater o pé”.

Sem nunca terem dado ouvidos “ao que o Rui Veloso diz”, os Ultraleve começam o registo com uma entrada a pés juntos, recheada de referências à musica nacional em “Não Sou Como Diz A Canção”. A “Chata” que todos conhecemos está muitíssimo bem retratada no primeiro single da dupla e o refrão fica-nos de cor e salteado na memória logo nas primeiras audições. Logo de seguida, o segundo single “Cabeça No Ar” com o seu ritmo balançado entra pela vida e pelas loucuras de cada um de nós, ao som dos sintetizadores e da batida catchy que tanto caracteriza todo o LP.
“Poço de Manias” põe-nos a cantarolar “na na na” e fala-nos dos excessos luxuosos de uma personagem feminina que “nem para o Porche de aluguer se vira” e “Super-heróis” traz-nos uma bonita história de amor, forte candidata a terceiro single, mas o ajuste de contas é feito com “Conta e Medida”, tema que faz por continuar a abanar a anca, ainda que peque pela sonoridade demasiado idêntica à dos temas anteriores.





O “Fim do Mundo” (não) acontece e abre portas para “A Dança”, tema que não dá para refilar e “Beija-flor” versa sobre o quotidiano, caminhando a passos largos para o fim do disco que chega com “A Vida Voltou” e com a primavera que chegou.
Ao todo, são dez temas que transpiram alegria, contam histórias, fazem cantar e dançar. Todavia, ao ouvir "Ultraleve", é difícil desligarmo-nos dos outros projectos de Bruno e Nuno, de tal forma que as canções soam inevitavelmente à junção de Pinto Ferreira e Virgem Suta, não só pelas melodias, mas também pelas histórias narradas nas canções. Mesmo assim, resta uma certeza: a música dos Ultraleve não é, de todo, chata.



Joana Andrade




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons