terça-feira, 6 de agosto de 2013

AVC - Bagaço, Ovos-Moles & Diplexil (No Karma, 2013)

AVC é Haka, Sarcasmo e Spasm. E a verdade é que a filosofia sonora apresentada em Bagaço, Ovos-Moles & Diplexil, o novo EP da banda, em pouco difere daquilo que os três rappers apresentam a solo. O estilo é fielmente conservado, há scratch abundante e admirável tal como aquele que ladeou a mixtape de Haka, há a voz forçada de Spasm e há a peculiaridade vocal de Sarcasmo.

Se os beats eram outrora uma das grandes pérolas de qualquer coisa que a editora No Karma produzisse, neste novo EP dos AVC parece sempre haver alguma coisa que os desconecte de tudo o resto. Não que estejam sempre fora do sítio, por vezes batem onde devem bater, com aquele beat hipnótico de Fio de Navalha, que tão embalsamado em scracth está, ou os beats de A tua dama, a tua cota, a tua irmã (pelo grande Metamorfiko) ou Black Label (mas falamos de uma música produzida por Sam The Kid, como lhe apontar defeitos?). Mas depois… depois existe aquilo que me torna mais apreensivo em relação a este EP: beats foleiros que não conseguem passar disso mesmo. E para que se ganhe consciência disso, que se ouça Robot Estragado, a peça que é, de longe, a menos bem conseguida do registo, ou Havece. Aí o disco falha bastante e ganha uma heterogeneidade bastante grande, que o faz oscilar entre o bom e o mau.

Da vertente lírica nada de extraordinário existe para apontar, a poesia revela-se razoavelmente boa, excepto em momentos que nos soam forçado como «AVC é do caralho por defeito / vencer no meio de azeite / desafio aceite / dito e feite», são estas as palavras se esculpem em Havece ft. Zim, que é a par de Robot Estragado o momento menos bom do registo. Mas não vale a pena ficarmos cépticos quanto ao resto, porque na verdade músicas tão grandes como A tua dama, a tua cota, a tua irmã retratam-nos, por sátira, a realidade onde muitos de nós somos metidos. E os lirismos são quase sempre assim: repletos de sarcasmo (e não fosse um dos elementos de AVC o próprio Sarcasmo), humor negro e humor que não negro. E nisso só temos razões para estar contentes.

Em suma, e falhas à parte, Bagaço, Ovos-Moles & Diplexil está longe de poder ser considerado um mau EP. Na verdade, é um EP com uma qualidade bastante assinalável tendo em conta o panorama do hip-hop actual nacional. E se também é verdade que editar um disco em que três rappers diferentes participem, em jeito de mixórdia, nas mesmas músicas é um modo de poder comparar as performances entre todos eles e é um factor bem capaz de não nos prender, por isso mesmo, a certos momentos dessas músicas, aqui também sentimos issso; sentimos que Haka está melhor que Spasm ou Sarcasmo, que está com um flow mais respeitável e com uma dinâmica mais apurada. Mas AVC é uma equipa, «AVC é do caralho», dizem eles. Se é ou não, cabe a cada um de nós dizer; mas que da qualidade ninguém duvide. Só faltou mais dinâmica e vida aos beats, e também menos extravagância. Mas melhores tempos virão.

Classificação final: 6.7/10

Emanuel Graça 




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons