segunda-feira, 29 de julho de 2013

DOMINGOS NO LARGO com THEY'RE HEADING WEST + CONVIDADOS, 21/7/2013 - REPORTAGEM




Desde o início do ano que, mensalmente, a Casa Independente recebe a mensalidade musical dos They're Heading West, super-grupo formado por Francisca Cortesão, Mariana Ricardo, João Correia e Sérgio Nascimento, embora na verdade já estejamos a falar de um total de quase duas dezenas de concertos programados pelo colectivo. Em Julho, o último concerto antes das férias reuniu vários convidados no Largo do Intendente numa festa familiar extensiva à audiência em número aceitável que marcou a sua presença. Metade dos convidados, Nuno Prata e Walter Benjamin, transitava ainda da anterior residência no Bar do Teatro A Barraca, enquanto que a outra metade, Capicua e Samuel Úria, transitava já da actual residência no renovado largo da Almirante Reis.




Os They're Heading West têm tanto de família como de uma rede intrincada que diverge para vários pontos, vários discos, várias colaborações onde se vão estabelecendo as bases essenciais para o escape em que se torna a partilha e exposição das canções de todos, para todos e por todos os que entram naquele universo publico-privado por afinidades magnéticas. É assim com "Buzz", canção de João enquanto Tape Junk (Nuno Lucas veio completar a formação base que surgiu em palco) que conta com Francisca nos coros e que é um dos melhores momentos de "The Good & The Mean", o disco de estreia, e do que se ouviu neste ano. É assim com momentos majestosos resgatados a, por exemplo, "Olympia" ("Future Me") e à estreia com "You" ("Large Amounts") de Minta & The Brook Trout. É assim até com o próprio trabalho de Mariana Ricardo a conta própria com que se fecharia prosapiamente este pedaço de história. No entretanto, já se contam dois pequenos registados captados e sítio para surgirem outras canções como "Radio".




Na impossibilidade de o tempo ventoso, e a convidar menos ao detalhe e mais à expansividade das canções ter êxito, era caso para a missão impossível de quebrar esta solidez folk/alt-country vocacionada para um brilhantismo comovente com o desfile dos convidados, das suas canções e das suas participações no reportório restante do colectivo que os trouxera. 
Nuno Prata, o primeiro a entrar em palco, a apresentar-se de forma muito simples com "Vai Andando Sobre As Águas" e "Cala-te e Come", transformava as sequências melódicas com o tropicalismo necessário para um português invejável e tão comezinho ao mesmo tempo, contrabalançado com um açucarado "Refrão-Canção" acompanhado dos They're Heading West. Walter Benjamin, regressado de Londres, puxava ainda mais o momento para um passado ali tão perto e recuperava com os cicerones, de "The Imaginary Life of Rosemary and Me", "Mary" e "Airports and Broken Hearts" onde Francisca está mais uma vez nos coros.
À procura das fronteiras despidas para as suas palavras, Capicua suscitou a maior reacção do público, perdido entre a simplicidade de "Casa no Campo" e "Vinho Velho" e uma "Jugular" que se conjugou, feliz, com a tal matriz inquebrável do som dos They're Heading West. Já quase a fechar, Samuel Úria, de guitarra e banjo ao pé, atirou-se em bicos de pés a "Lenço Enxuto", "Essa Voz" e "Barbarella e Barba Rala", sintonizado com as melhores alturas de solidão de palco de B Fachada.   





Como Domingo que era, "Sunday" teve todos os participantes da tarde juntos - Nuno Prata no baixo, atenção - para terminar e receber mais aplausos. Se não estiveram e sentirem uma ligeira sensação de inveja, então não faltem e recuperem o tempo perdido em Setembro.



André Gomes de Abreu


Fotografias por André Branco 

(galeria completa em
facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons