terça-feira, 4 de junho de 2013

HOMEM EM CATARSE - Homem em Catarse (Ed. Autor - 2013)

Há cerca de um ano, o barcelense Afonso Dorido, membro dos também barcelenses Indignu, iniciou um projecto musical ao qual decidiu atribuir o nome de Homem em Catarse. Para quem já tinha conhecimento do trabalho de Afonso como membro dos Indignu, este projecto pode não ser uma surpresa. No entanto a solo, este Homem em Catarse consegue transcender-se e o resultado surgiu a 11 de Fevereiro de 2013, sob a forma de um EP homónimo.
Esta edição contabiliza um total de 31 minutos, divididos em 7 temas, dos quais dois contaram com a colaboração de Gobi Bear e da violetista Margarida Faria. Tal como com os Indignu, Afonso explora neste EP diversos ambientes misteriosos, próprios do post-rock, sempre acompanhados de um autêntico domínio da guitarra e de um lado mais cantautor que até então o músico não tinha demonstrado. Este EP contou ainda com a produção de Paulo Miranda, que trabalhou anteriormente com artistas como Legendary Tiger Man, Long Way to Alaska ou Old Jerusalem.
Apaixonamo-nos pelo EP logo ao primeiro tema “Navarra. A suavidade da guitarra embala-nos num conjunto de sensações que podem ir desde a tristeza até à extrema felicidade. Fechem os olhos e embarquem nessa viagem!


“Pena d’águaé o segundo tema deste EP. Claramente um trocadilho com o nome Lena d’Água, admitido pelo próprio Homem em Catarse que afirma que esta canção lhe faz lembrar a versão dos Linda Martini de “Sempre que o amor me quiser, banda que Afonso Dorido apresenta com uma das suas influências. A aproximação ao som dos Linda Martini é um dos primeiros pensamentos que surge ao ouvirmos este tema.
A participação de Gobi Bear dá-se em dois temas: “Évora” e “Novo Começo”. Estas duas belas canções, que ilustram o lado mais folk do disco, demonstram uma combinação perfeita entre os dois músicos, tanto na guitarra como na voz, sendo que “Novo Começo”, última canção do EP, anuncia que estamos na presença, não de um fim, mas de um novo começo, o melhor que poderíamos escutar aquando do final da sua audição.
Pelo meio, estão três canções recheadas de grandes momentos, com destaque para “(não és) Açor”, o nosso tema preferido deste EP. Uma incrível viagem em que Afonso, mesmo não querendo crescer demais, acabou por ser maior.
Homem em Catarse oferece-nos um EP para termos sempre connosco e ouvir, repetidamente, do início ao fim. Uma grande obra, de audição obrigatória, que fará certamente parte de muitas listas das edições dos melhores de 2013. Os nossos parabéns!




Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons