domingo, 9 de junho de 2013

DRUNK ROBOTS - WE ARE THE DRUNK ROBOTS (2012, Ed. Autor)







Drunk Robots é um projeto a priori antonímico criado em 2011 no Algarve. Perfurando melhor a coisa, e à medida que as sonoridades de "We Are The Drunk Robots" vão enchendo os nossos ouvidos, passamos para outro palco de compreensão. Drunk Robots cheira a música de intervenção. A denúncia do mundo das máquinas que se transveste para melhor nos seduzir, para melhor nos conquistar. Mas lá está, nem as próprias conseguem sobreviver à força de emoção dos seres humanos. O problema foi terem levado de nós o estado da embriaguez.


Quem são eles, de onde são ? "We Came From The Sun", respondem eles, maquinalmente, num misto de cena introdutória, de aterragem solar e de instalação no seio da nossa Terra. Aéreos, apaziguadores, instalam a confiança e ancoram-na no chão. Embebidos por esse leque de luzes cegantes, apertámos-lhes as mãos sem imaginarmos as consequências. É ao ver "Ants Moved To Our Kitchen" que sentem o açúcar abandonado ou as almas sem vida, que a desconfiança tomou conta dos que sempre viram na lucidez a resposta mais sólida. O som escuro, riffs desleixados, a batida mecânica, sinal de maus agoiros. Libertam-se os violinos, acrescenta-se o épico, a conquista da paz, ou melhor, do fim da guerra. 



Depois do sol veio a chuva, mas ela não interrompe a festa. Semeia de novo a confiança para acalmar os últimos guardas da relutância, à base de novos ritmos, de novos sons dark e dançantes, fúnebres. 
No lado dos autómatos conversa-se sobre o distanciamento, a suspeita, o receio ( "Be Careful With Those Humans"). É preciso repensar a lobotomização, as peripécias, organizam-se planos e esquemas, cochicham-se maquiavelismos. Aliam-se às máquinas já existentes, alinham-se nas regras delas em "Next Train In 4 Minutes". A espera da viagem, do espalhamento da mensagem, do caminho do progresso. O fim em suspenso, sobem-se dois degraus, penetra-se: um robô dentro de outro.






A viagem do progresso pára em "Assembly Line". Apoderou-se fisicamente dos homens: estes já não controlavam as máquinas, elas confeccionavam-nos. Os sons apropriaram-se desses experimentalismos, eletrizou-se o mundo. Cansados, desconetados da realidade, em "We Went For A Late Night Swim" surgem musculados, mais preparados para no dia seguinte aguentarem melhor, mesmo que o som agudo que se ouve lembre um coração a bater que nunca pareceu tão desumano. Quase nove minutos em homenagem ao fim da humanidade, à entrega dos nossos corpos à maquinação de todos os elementos naturais.

Uns pensam que apenas foi um pesadelo; a verdade é que regressa "We Went For A Night Swim" já menos volumoso, mais "aceitável", com apenas três minutos de duração. A dor é menos intensa, está a caminho de não mais existir. Questionam-se os sentimentos: será que ainda permaneceu a amizade? "Some Noise For A Friend" é a procura por uma resposta. 

Nada mais são que simples cérebros descerebrados, de pequeno tamanho, mas juntos, o espalhafato que criam não é nada mais nada menos que um "Struggle of A Bean", de tentativas esbarradas numa incapacidade feroz, cansadas pela transformação de tudo e de todos. Na altura de rezar por eles, de rezar por nós: "A Small Pray To Holy Chip". Enterraram-se os protestos, o manto negro cobriu as últimas vozes, e em "Sunday's Last Cigarrette", no último fumo esvaiu-se a alma.

Talvez seja por isso que quem está por detrás deste projeto nunca deu a sua verdadeira identidade. Por sentir que brincar com consciências artificiais é sempre perigoso, porque temos sempre de lhes inculcar a humanidade que não possuem. Num panorama mais global, "We Are The Drunk Robots" é uma denúncia do nosso estado perante a descaraterização de tudo e de todos. Uma mensagem portanto demasiado panfletária para o autor divulgar a sua identidade. Assim vi as coisas, numa escrita alucinatória que não quer ser desconstruída, de quem procura compreender a música eletrónica interventiva e analisá-la...num computador.


Mickaël C. de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons