sábado, 11 de maio de 2013

RESTLESS TOUR @ LINE-UP BAR, 2/5/2013 - REPORTAGEM




Line-Up quase cheio, em mais uma etapa da Restless Tour. Chamam “todos cá para a frente, que isto não é a missa”, e a noite pode começar, num concerto com um conceito interessante, em que Sam Alone e os músicos que o acompanhavam se desintegraram de quando em quando, transformando-se em Fast Eddie Nelson, The Fellow Man e Roy Duke, cada um no seu registo particular.

O concerto começou com alguns problemas de som (o facto de se ter arranjado um espaço à pressa, com o fecho do Ritz Clube, fez-se notar). Guitarras demasiado estridentes e distorcidas para o conceito acústico apresentado, colunas a picar e voz escondida chegaram a assustar, mas felizmente acabou por se resolver, e a maior parte do concerto acabou por se realizar com um som razoável.
O ambiente acústico presente em Sam Alone ia sendo interrompido por solos rasgados e agressivos de Fast Eddie Nelson (alguns, e friso, alguns, a meu ver exagerados). Poli (Sam Alone) esteve impecável. Ele que, claramente com influências folk, blues e rock n'roll, tem uma voz especial neste registo, quase como se a essência da sonoridade do hardcore na sua pujança e entrega fossem transferidas, ainda que subtilmente, para Sam Alone, fundindo-se em alguns momentos de arrepiar os cabelos.

Quando chegou a vez de Fast Eddie Nelson se apresentar, numa figura que faz lembrar Jack Black (mas com melhor voz), sozinho com a sua guitarra, fomos automaticamente transferidos para os "States", em qualquer bomba de gasolina abandonada na "Route66". Incrível voz, rouca, grave, e potente, misturando ZZTop com espirituais americanos, e fazendo-nos mergulhar num som tão jocoso como profundo, tão sarcástico como espiritual, numa guitarra tão agressiva como embalada. Embora as influências sejam evidentes, a qualidade também o foi, e não se assistiu a uma mera cópia de clichès americanizados, mas sim a bastante originalidade criada por cima de uma atmosfera já bem conhecida.
Roy Duke deu-nos rockabilly e subiu as BPM, fazendo o público dançar, enquanto The Fellow Man com uma voz pequena mas afinada apresentou o registo, a meu ver, mais desinteressante e com menos originalidade da noite, tirando algum ritmo ao concerto.  De facto, The Fellow Man, um registo mais calmo e intimista, teve a difícil tarefa de aguentar sozinho um concerto que já ia embalado por Sam Alone, tendo-se começado a certa altura a ouvir um murmúrio desconfortável no público. As músicas têm qualidade é certo,  são bonitas, vê-se que são feitas com dedicação ao pormenor, mas não têm a emoção de Sam Alone nem o carácter e rouquidão de Fast Eddie Nelson,  mesmo a nível de conteúdo.

No final fomos presenteados com "Darlingde Bob Marley, um grande "cover", num registo folk/reggae, e alguns convidados de Sam Alone e companhia a tocar e cantar, confirmando uma noite bem passada, 28 músicas e um concerto informal, com muita proximidade do público, que também esteve muito próximo dos músicos.

Hugo Hugon




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons