domingo, 28 de abril de 2013

The Supervisor - Hold (2012, Ed. Autor)



Os The Supervisor são um quarteto de Lisboa formado em 2007, composto por Rui Pereira, André Banza, Renato Silva e Pedro Ramalho. Em finais de 2011 (aquando da gravação do primeiro longa-duração da banda), a adição do teclista Rui Pereira, numa banda em que apenas a guitarra, o baixo e a bateria construíam o seu som rock, permitiu aos The Supervisor manter a identidade e alargar os seus horizontes sonoros, explorando assim novos caminhos e obtendo uma grande evolução sonora.

Cinco anos depois da formação da banda e três anos depois da edição do seu primeiro EP homónimo, em 2012 lançaram o seu álbum de estreia Hold, cujas gravações ocorreram no Golden Pony Studios, tal como no EP anterior.

Hold é um álbum longo, com cerca de uma hora, dividido em 12 canções cuja a sonoridade se situa nesse universo sem limites que é o rock.

O álbum abre com "Whispering Silence", o tema mais antigo deste conjunto de canções, considerado pelos próprios autores como o tema de transposição do EP para este novo registo, onde é desde logo perceptível a grande evolução dos The Supervisor desde o lançamento do EP.



O segundo tema, que partilha o nome com o álbum, confirma-nos essa mesma tendência evolutiva, bem como a importância que a introdução de um novo elemento teve no som da banda. Este é aliás um dos nossos temas preferidos neste álbum.

Os temas que se seguem mostram-nos uns The Supervisor capazes de se reinventar e explorar diversos ambientes sonoros. Em "No Answer=Love", outra das nossas preferidas do álbum e cuja versão ao vivo desperta grande curiosidade, destaca-se a grande voz de André Banza (aliás como em todo o álbum), que consegue, sempre com bastante qualidade, acompanhar e construir a sonoridade da banda.

Até ao final, o álbum acaba por perder algum fulgor com momentos menos conseguidos que, apesar de não desapontarem, acabam não satisfazer completamente as expectativas criadas pelas faixas iniciais. No entanto, merece destaque a adorável "10 000 Lies", bem como a intensa "Play Dead", dois dos grandes temas deste LP.

Resumindo, Hold é um álbum que revela uma grande evolução na música dos The Supervisor e que deixa boas expectativas para um eventual segundo longa-duração da banda. Recheado de canções de grande qualidade, acaba por pecar talvez pela sua extensão, que faz com que Hold englobe alguns momentos menos conseguidos que não acompanham a excelência dos restantes temas.

Texto por Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons