domingo, 28 de abril de 2013

MIGUEL ARAÚJO @ TEATRO TIVOLI BBVA, LISBOA, 17/4/2013 - REPORTAGEM


O multifacetado Miguel Araújo teve um ano 2012 cheio de sucesso e para terminar a tour de promoção do seu disco de estreia Cinco Dias e Meio, tocou no passado dia 17 no Teatro Tivoli BBVA e tocará no próximo dia 21 na Casa da Música, no Porto.

Entrou sozinho no palco da sala lisboeta e conquistou o público de mansinho. Primeiro com "Sete passos (Carolina)" e depois, já acompanhado, com "Canção do Ciclo Preparatório" e "Matérias do Coração". Apresentou ainda um novo tema, "Cartório", antes de anunciar que o concerto ia aquecer. E aqueceu, com uma música que confessou que gostava de ter escrito, mas cuja autoria pertencia ao primeiro convidado da noite: Samuel Úria.
De seguida cantou acompanhado pelo coro de jazz de Aveiro "Canção de embalar jovens adultos", música do universo Azeitonas, a fazer relembrar as «dores de crescimento... da alma».  Mas logo surge o "Capitão fantástico", lá veio ele «a mais de mil», explicar porque é que o "Capitão" Araújo é um dos melhores compositores e letristas da actualidade.




Não é, por isso, de estranhar que tenha sido convidado a compor uma das músicas do álbum Desfado de Ana Moura, "E tu gostavas de mim". Foi este o tema que se seguiu, numa versão obviamente diferente da cantada pela fadista mas igualmente cativante, não sem antes lembrar o feito do Boavista campeão em 2001, algo que por vezes parece mais fácil de acontecer do que a correspondência de um amor, como Miguel explicou.

Cantou-nos depois a história de uma criança que descobre o mundo no seu "Jardim", que é também o nome provisório do tema - «até que a SPA me obrigue a escolher um mais longo, este já deve estar registado» - confessou em tom de brincadeira. Esta música foi roubada a um projecto de música para crianças, do qual faz parte António Zambujo que, de seguida, entra em palco.

Juntos cantaram "Lambreta", antes de Zambujo confessar que preferia não ser convidado para estes concertos: «Canto uma, duas músicas e depois fico lá atrás num sítio escuro e sem poder ver o concerto de um dos meus músicos preferidos».

Foi com Zambujo ainda em palco que o público teve o raro privilégio de assistir ao vivo a "Triunvirato", tema do novo albúm de Úria, O grande medo do pequeno mundo, cantado pelos três.


Passado um dos momentos altos do concerto, três grandes da música portuguesa juntos em palco, seguiu-se uma música dos tempos em que Miguel Araújo viveu em Lisboa, mais precisamente na "Rosa da Rua". 

O concerto subia o ritmo e temas mais conhecidos do grande público como o "Fizz Limão" ou o sucesso "Maridos das Outras", fizeram o público participar mais activamente. Foi no ritmo frenético e um tanto ao quanto hipocondríaco de "Autopsicodiagnose" que Miguel se despediu agradecendo ao público Lisboeta que, sem ser sempre muito activo, nunca se negou a uma enorme salva de palmas, nem a insistir no regresso de Araújo para um encore que ainda trazia surpresas.

"Desdita", foi o primeiro tema seguido de uma versão de Vocês sabem lá. E de facto poucos adivinhariam o que se seguiria quando Miguel chamou um casal ao palco para um pedido de casamento  em pleno concerto. A resposta foi «Sim» e todo o público  aplaudiu, feliz pelos pombinhos a quem Araújo desejou felicidades e uma «vida pacata», «mulher fiel, filhos, fado anel e lua de mel em França» em "Reader’s Digest".




Miguel Araújo brindou Lisboa com óptimo concerto, muito bem acompanhado, no qual pudemos assistir a um desfile das mais belas canções que por cá se fazem, com letras virtuosamente construídas e que a ninguém passam despercebidas, passando em rodapé no palco. Sendo um dos melhores autores da actualidade, o concerto do Porto no dia 21 foi com certeza, uma óptima oportunidade para o ouvir. 


Texto e fotografias por David Cachopo




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons