quinta-feira, 21 de março de 2013

Savanna - Aurora (2012, Ed. Autor)



Naturais de Lisboa, os Savanna são um quarteto composto por Miguel Vilhena, Pedro Castilho, Tiago Vilhena e João Seixas formado no ano de 2011. Com influências tão distintas como o punk-rock, metal ou pop, os Savanna apresentam um som realmente diferente daquele que estamos habituados a ouvir, fortemente marcado por riffs, sintetizadores e ambientes espaciais. Apesar de serem uma banda relativamente recente, os Savanna contam já alguns concertos um pouco por todo o país com destaque para a presença no Festival Milhões de Festa 2012.

 
Em 2012 lançaram o seu EP de estreia Aurora, onde contaram com a produção de Moullinex e com a participação de Da Chick no single Run. Mais do que um simples EP, Aurora é uma viagem cósmica que atravessa os distantes mundos do rock, da electrónica e da pop, sempre pautados por um psicadelismo irresistível. Mesmo sendo maioritariamente instrumental, este registo apresenta os momentos de maior intensidade nas suas faixas cantadas, como são exemplos Run e Rise.

Pode-se destacar aqui e ali um ou outro momento de apogeu, mas sobretudo o que importa referir é que este é um registo para ser ouvido como se de apenas uma canção se tratasse, aliás esse é mesmo o objectivo da banda, que ao fazer desaguar as músicas umas nas outras pretende contar uma história de vida que se inicia com o nascimento em Aurora e termina num hino à morte em Death. Um desses momentos de apogeu que referi anteriormente acontece em Rise, onde o início é marcado por sintetizadores hipnotizantes que nos levam até um outro mundo carregado de ritmos mais intensos em que a guitarra acaba por ser quem fala mais alto através de poderosos riffs. Tal como Rise, Rest e Curtains of são igualmente bons exemplos da riqueza de sons e influências que a música dos Savanna apresenta neste disco.

E para terminar em beleza, o final desta viagem não podia ser melhor. Death é sem dúvida uma das minhas canções preferidas deste EP, onde uma paisagem sonora futurista constantemente repetida, acompanhada por aquilo que parece ser o murmurar de um coro de monges acaba por culminar na morte e no final desta história.

Em suma, Aurora trata-se de um EP para ouvir e voltar a ouvir vezes sem conta e que faz dos Savanna uma das boas surpresas que o ano de 2012 nos deu e uma das certezas do panorama nacional para os próximos anos. Um dos poucos defeitos que se podem apontar a Aurora prende-se com a sua curta duração, que certamente será resolvido no lançamento do álbum de estreia da banda, o qual esperamos ainda poder ouvir em 2013.

Classificação Final – 7.5/10


Diogo Marçal


Nos próximos tempos podem ver os Savanna juntamente com Umberto no Plano B (12 de Março) bem como no After Six Festival em Antuérpia no dia 23 de Março.




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons