quarta-feira, 20 de março de 2013

NOITES DA LISA #1 com ALLEN HALLOWEEN @ MusicBox Lisboa, 9/3/2013 - REPORTAGEM





Esta noite foi o início das Noites da Lisa, apadrinhadas por Allen Halloween, que visam criar uma casa do hip-hop no Musicbox com alguma regularidade. Um projecto que fazia falta a Lisboa, onde grande parte do hip-hop  dificilmente saía dos pequenos nichos e agora tem uma oportunidade de se fazer ver e ouvir a um público mais abrangente e diversificado. Foi um depósito de confiança do Musicbox em Allen Halloween num conceito à partida arriscado, mas sem dúvida de louvar. A aposta foi feita, restava saber a resposta deste concerto piloto. 


Às 23:45 encontrávamos uma casa a um terço da lotação, mas os que estavam adensaram-se para a actuação de Vando Streets, uma dupla de reggae com influências hip-hop, que entrou com algum retraimento e acabou a mostrar bastante qualidade nos seus sons originais, que se ainda pouco amadurecidos, surpreenderam pela fuga ao cliché e pela honestidade que deixaram sentir. Com Halloween no público a ver, entrou Landim e companhia que, mais à vontade, atiraram um hip-hop bem underground, com algum improviso à mistura. Sonoridade agressiva e seca, que se foi surpreendentemente esbatendo e alternando num registo mais melancólico, dando uma cor mais complexa à sua actuação até ao final. Pecou aqui a qualidade de som que nem sempre foi a melhor.




Às 00:40 entra Halloween, acompanhado por Lucyfer e DJ Núcleo, DJ que acompanhara as duas duplas anteriores e fizera os intervalos entre as actuações. Halloween fez-lhe uma referência no início - "O melhor DJ que por aí anda, e não digo isto da boca para fora!" -, e com razão. Tanto sozinho como a acompanhar, mostrou-se sublime durante toda a noite com beats bem gordos, grooves e scratches que enchiam a sala. Halloween entrou tranquilo, mas determinado, num Musicbox que pedia mais gente (seria da chuva?), mas que já estava mais de metade cheio. Halloween tem a capacidade de conciliar a linguagem mais coloquial do hip-hop, das ruas, cozinhá-la numa lírica agressiva, gelada, e embrulhá-la depois num emaranhado lírico e musical negro que perturba. Perturba não pelo seu conteúdo semântico (por vezes básico e brutal), mas sim pela inteligência com que é construído, pela consciência perfeita daquilo que é, do que quer e como quer transmitir. Por isto Halloween tem que ser um actor, nesta difícil conciliação de dois mundos, da dureza e decadência vivida nas ruas e da sua expressão necessária e inequivocamente brutal, e da subtileza e intelectualidade precisa para a exprimir, e, porque não, também para criar poesia.
Voltando ao concerto: Halloween foi um actor, foi básico, foi sarcástico, foi contido, gritou em plenos pulmões e deixou transparecer a raiva quando quis. Foi isso tudo, porque esse emaranhado que cria, poesia em suma, assim o obriga. Dito isto, não fez mais do que a sua obrigação, e na mesma tranquilidade com que entrou, assim saiu e foi-se embora, sem uma palavra que assim o fizesse prever.Foi um bom concerto, que satisfez os mesmos mas não serviu para ganhar novo público. Halloween não fez mais do que o que era obrigado mas podia ter feito, frente a uma audiência interessada, mas pouco activa. O alinhamento serviu para revisitar o Projecto Mary Witch (com Mary Bu, Fly Nigga, SOS Mundo, Reportagem, O Exorcismo de Mary Witch e Procriar); Árvore Kriminal (com Noite da Lisa, Killa Me, Um Jardim à Beira Mar, Crazy e Drunfos), "Enemies" (da mixtape "Bomba Relógio") e dois sons de ODC Gang pelo meio (SWAG ("uma palavra que se prostituiu, caiu nas mãos erradas") e Recreio). 






Por fim, lembro-me que quando Allen Halloween passou em frente a mim e o observei, antes de subir ao palco, trocava as seguintes palavras com um amigo:
- Este gajo tem vida na cara meu.
- Neste caso morte.


 Poucos segundos depois, ouvimos no palco: “Em cada esquina eu farejo a morte…”.
 



PS: Gostaria de agradecer ao meu amigo Tiago Santi que me ajudou, na confrontação de ideias, a ter uma visão mais clara deste concerto.




Hugo Hugon
Fotografias por André Branco
(galeria completa em
facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons