domingo, 24 de março de 2013

CLUB OFFBEATZ #103 e #104 - REPORTAGEM

Quarta-Feira, dia 14 de Março, ficou marcada por mais uma sessão do tão habitual Offbeatz. Como sabemos, a cada evento são apresentados dois videoclips, pertencendo esta semana aos Algodão e aos BlackBambi.

Após apreciação dos registos audiovisuais de novos realizadores em ascensão, foi tempo de subirem ao palco as duas bandas que encabeçaram o cartaz semanal. O primeiro concerto da noite pertenceu aos Brando Fel, compostos por sete elementos, apesar de nessa noite contarem com apenas seis dos sete no palco da Musicbox. No entanto, a banda apresentou-se com vontade de agarrar o público, desde a primeira música, tentando rechear a sua performance com músicas mais alegres e animadas com o incentivo de apelar a audiência a bater o pé. Há o sentimento que as músicas bem podiam estar inseridas na banda sonora de uma telenovela da TVI. A voz semelhante à de Jorge Palma, transmite a sensação que já ouvimos aquelas harmonias algures, mas felizmente a presença do trompetista ajuda a marcar uma diferença bastante acentuada e a desfigurar parte dessa primeira impressão que temos quando ouvimos estes Brando Fel


Coube aos já conhecidos The Hypers, encerrar o evento. Fizeram-no cheios de riffs e solos estonteados e algo excessivos, fizeram balançar a plateia ao som de músicas como Nature Calling e Close to Me. Com uma sonoridade que faz lembrar bandas como os Kiss ou AC/DC, os The Hypers foram sempre muito comunicativos, com o vocalista, por vezes, a fazer lembrar o australiano Craig Nicholls, dos The Vines, mas menos autista. O novo single You're Never Too Old fez parte do alinhamento, que conta com a participação de Selma dos Wraygunn, que infelizmente não pôde estar presente. Quando pensamos que estava encerrado o set, os The Hypers voltaram para tocar mais uma música, mostrando uma certa rebeldia, pois excediam o número de músicas permitidos pela organização do Offbeatz. Foi, definitivamente, uma noite com um Musicbox a meio gás e a reconsiderar os novos valores do panorama nacional. 




A sessão 104 do Club Offbeatz ficou marcada pela apresentação dos mais recentes videoclips de A Armada e DJ Ride, "Sinceramente" e "Cut The Music", e por actuações dos Asimov e da mesma A Armada.

A começar a noite, ouvimos Pedro da Rosa e o realizador Telmo Vicente a falarem sobre tudo o que andou à volta da criação do videoclip de "Sinceramente": muito trabalho, alguns dias de estrada e trazer à baila tudo o que pode estar por detrás de vários dias que desenbocam num concerto. Por seu turno, não seria muito diferente o que DJ Ride e Gonçalo Santos nos mostrariam acerca de "Cut The Music", tema de "Life In Loops" de 2012 que conta também com a participação dos Groove 4Tet e cujo videoclip leva-nos também por ângulos de diferentes câmaras a diferentes sensações bem casadas com o groove do tema em causa.



Há revivalismo no duo de Carlos Ferreira e João Arsénio, os Asimov que se bipartem também para derivações folkways, não sendo este o caso que nos esperava. O que vimos foi, entre músicas de "Algures no Mundo É Noite" (como "On Through The Night") e algumas músicas novas, uma demonstração, embora curta, de um psychoboogie rock sujo de entretenimento gratuito e directo. Mais instrumental, menos vocal (subam o volume!), Asimov significa respeito e reverberação ao longo de todo um conjunto de memórias de música de barba rija e de vida malvada. Maio está quase a chegar e deverá trazer novidades quanto a "Overseas", o próximo registo.




A beneficiar claramente da sua apresentação anterior, A Armada fechou a noite em alta. 
O uptempo do pop-rock anglo-saxónico colocou o público presente num ambiente claramente familiar, talhado daquele ambiente frenético que vemos na original curta-metragem ficcional "Nos Bastidores da Verdade" e nisso não foi menos directo que os Asimov que os antecederam. "Sinceramente" não faltou, "Charanga é Rock n' Roll" muito menos e ainda se ficou a saber que há mais videoclips na calha e um disco para ser gravado durante este ano.




As doze badaladas serviram para lembrar que há mais sessões a chegar nas próximas Quartas-feiras, no MusicBox, com a nova geração da música portuguesa. É isto que procuramos. 




Textos por João Taborda e André Gomes de Abreu
Fotografias por Sílvia Santos e Catarina Alves
(galeria completa em facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons