domingo, 31 de março de 2013

CHAINLESS - CHAINLESS (2012, Ed. Autor)


Sejam bem-vindos ao que é potencialmente underground em Portugal, potencial mainstream internacionalmente falando. Na azáfama dos dias, vai-se desenvolvendo pela sombra o panorama vanguardista da nova música electrónica pela mão de diversos produtores mais ou menos anónimos e com um forte sentido de unidade e estudo vincado na sua obra.

CHAINLESS é um destes casos, com trabalho em nome próprio e com assinaláveis colaborações com produtores como IVVVO, PURPLE e outros de labels como a Terrain Ahead e não só. Depois de "Ephemera" e antes da ligação à label moun10, pela qual lançará em Maio um novo registo, este EP/mixtape reuniu diversas faixas compostas ao longo do tempo que não fizeram parte de "Ephemera".






Nos meandros da witch-house e do post-dubstep, síndrome de post-rock e classicismo para electrónica sentir e fertilizante para bons samples, a coesão à partida está garantida e a relevância fica ao cuidado de quem está responsável por acrescentar textura às linhas de baixo iniciais, muito ao jeito dos sons emergentes do Reino Unido. Este conjunto de canções improvisado bebe muito do 8-bit em várias das pistas que o sustentam, mas nada que faça Zomby queixar-se. Sem extensões exageradas, atira-se aos locais correctos de forma subtil e minimal e torna-se fácil o estabelecimento de uma pequena relação com cada faixa e cada minuto.

São, por isso, viagens únicas que dispensam voz como "Fountain of Youth" ou "Shadows" (com a colaboração de PURPLE) as responsáveis por fazer deste registo mais do que uma simples aula de música electrónica de proa. Não há testes maiores para o apetite pelo stress que estes. São sucessivos tweaks poluídos de acidez que se absorvem no seu laconismo e reflectem-se para lá da nossa percepção, dos flashbacks que se revolvem e apertam todos os nossos tecidos.

Em Maio, a caixa de Pandora abre-se novamente mas com CHAINLESS nada ficará lá dentro sem tempestade, nem mesmo a esperança. 







André Gomes de Abreu




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons