domingo, 24 de fevereiro de 2013

3ª Festa Arte-Factos - REPORTAGEM




A 3ª Festa Arte-Factos, tal como referido no evento do Facebook, fez-se “sem voz, mas com o peso instrumental adequado à medida”, trazendo-nos para esse efeito SAUR e RA, dois projectos recentes com apenas um EP lançado mas com muito potencial.

Como bom hábito português, a festa começou com um atraso significativo, dando mais tempo para dois dedos de conversa e uma imperial no excelente ambiente que O Bacalhoeiro tem. Na cave do bar, ouviram-se as primeiras notas de Alien Dinosaur Explosion, dando início à actuação de SAUR.

Com casa cheia até à escadaria, esta banda de jovens rapazes animou o público com o seu post-rock bastante técnico, mostrando que apesar de serem estes os primeiros passos, são bastante profissionais e têm imensas ideias para explorar. Poli-ritmos, guitarras com delay e filtros e estrutura bastante dinâmica. À medida que a temperatura na sala ia subindo (acreditem, dava para fazer umas torradas para a ceia), os SAUR foram acrescentando mais distorção e acelerando a bateria, tocando algumas das suas músicas mais pesadas. Pareceu-me ouvir uma música que não reconheci do EP deles, datado de 2011. No entanto, não foi avançada nenhuma informação sobre as músicas, pelo que suponho que seja algum tema mais antigo, não editado. Em palco revelaram-se bastante tímidos na ausência de música – faltou-lhes um pouco de capacidade de entretenimento (para além da música, entenda-se), o que não significa que foi um mau espectáculo, muito pelo contrário! Um concerto com bastante energia, por vezes lembrando Paus e algumas linhas de Battles.

 
Após um breve intervalo para a malta apanhar ar e para ser montada a tropa de teclados e midi-controlers de Ricardo Remédio, deu-se início à actuação de RA com Rancor, numa atmosfera sombria, à qual foi acrescentando as restantes linhas: um baixo ácido, teclas etéreas e bateria que, por alguns problemas técnicos, permaneceu num volume mais baixo que o esperado. A sonoridade algo depressiva e pesada das suas músicas encaixam na perfeição com o ambiente negro da cave, cujo único local iluminado é onde Ricardo Remédio toca. Surpreendeu-me que houvesse espaço vazio na sala, pois RA é em nada inferior a SAUR – talvez esteja a sobrevalorizar o facto, mas penso que tal possa dever-se à falta de reconhecimento da música eletrónica. O número de géneros e subgéneros roça o infinito e acho lamentável que a grande massa das pessoas julgue que se resume ao house, dubstep e psytrance. Mas isto dava páginas e páginas para outro artigo.


Infelizmente não pude ficar até ao final do concerto e aproveitar o resto da festa, mas, pelo que vi e pelo que sei do Arte-Factos, tenho a certeza que ninguém ficou insatisfeito. Por algum motivo esta foi a 3ª festa e já há mais agendadas para breve. Para quem tenha disponibilidade, é ir a estes eventos e aproveitar a boa música e o óptimo ambiente d’O Bacalhoeiro.

Texto de Carreto
Créditos das fotografias: Arte-Factos




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons