segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ben Frost - Teatro Maria Matos



No palco do Teatro Maria Matos, uma fila de amplificadores aguardava os seis guitarristas portugueses: Daniel Rejmer, Filho da Mãe, Filipe Felizardo, Manuel Mota, Riccardo Wanke e Norberto Lobo. O público susteve a respiração enquanto esperava ouvir o primeiro som que, diga-se, foi algo invulgar – com os amplificadores desligados, os seis guitarristas começaram a tocar ritmada e monotonamente, deambulando num passo lento pelo palco. E assim foi durante os primeiros minutos, até que Ben Frost, na mesa de mistura localizada no meio do público, ligou progressivamente o som distorcido dos amplificadores e começou a modulá-lo. 

Quando o baixo se fez ouvir por entre toda a distorção, a ideia do fim do mundo naquela vigésima noite de Dezembro não parecia tão absurda. Por cima dos amplificadores, uma fila de seis instrumentos de sopro (Luís Castelhano, Paulo Alves e Gonçalo Galvão nos trombones; Nuno Cunha e Luís Sousa nas trompas) tocou esporadicamente, num som ainda mais épico e catastrófico. O cronómetro já batia os 30 minutos quando se começou a ouvir a primeira linha de sintetizador – e os guitarristas continuavam a tocar, no mesmo ritmo e registo.

 
Depois de atingido um clímax, cujo ambiente não poderia ser mais negro e pesado, Ben foi progressivamente regredindo para o estado inicial: o simples roçar dos dedos nas guitarras, terminando subitamente o concerto.

Para quem esperava ouvir músicas do reportório do artista, foi uma desilusão. Este foi um espectáculo de aproximadamente uma hora, uma experiência com som Ben-Frost-like, onde se pôde ouvir toda a distorção, a depressão e electricidade característica das suas músicas. Uma coisa é certa: todas as pessoas saíram daquela sala com a memória de um som que num foi tocado e que nunca será reproduzido da mesma maneira, bem como a certeza de assistir ao próximo concerto agendado para Portugal.

Luís Carreto




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons