segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ANARCHICKS - REALLY?! (Chifre, 2013)

Depois da estreia com o EP "Look What You Made Me Do", as Anarchicks, quarteto 100% feminino, marcam o início do ano com o LP de estreia "Really?!", um conjunto de 8 faixas com 1 de bónus onde vivem em estado alterado várias referências do presente e do passado, consolidadas na feitura de uma imaginária sala de ensaios com Le Tigre, X-Wife, B-52's e The Soviettes a tocar ao mesmo tempo.





Coros (aparentemente) de guerrilha e desencontro, guitarradas com laços de sangue a sintetizadores mais ou menos datados e a inevitável atitude riot grrl de nascença punk. Passar para o papel as pistas do nome Anarchicks pode ser uma boa metáfora de partida para qualquer tema deste disco: militância e convicção na forma como se impõe uma mensagem através de uma linha musical em que a produção não lhe suga o factor de diferenciação que se introduz. Como single, "Restraining Order", que se encontra perto do meio do disco, pouco diz de um disco onde estão belezas como "New Rave", "Son of A Beat" ou "Siouxsie In The Box", verdadeiros retratos da impressão digital "Anarchicks" que desde a sala de ensaios até ao barulho dos auscultadores parece aqui se encontrar.  





Uma estreia positiva em longa-duração das Anarchicks para continuar a rodar durante os próximos meses na cabeça de quem prestar atenção a este conjunto de canções. Comparações são mal-vindas, até porque os nomes "Pussy Riot" e "Hole" significam arcaicos términos de argumentação, esta sim uma força indesmentível das composições anarchickianas a compensar, embora nem sempre totalmente, alguma da sazonalidade e efeito ocasional da música deste quarteto.



André Gomes de Abreu




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons