sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AINDA TENS QUE OUVIR #5 - "MELECH MECHAYA" - AQUI EM BAIXO TUDO É SIMPLES (2011, Ponto Zurca, Lda.)




Os Melech Mechaya são uma banda lisboeta de música Klezmer. Não conhece? Imagine um grande refogado em que entra o fado e o tango, a música cigana, árabe e balcânica. Algo como isso. Nunca ouviu? Este Aqui em Baixo Tudo é Simples é um excelente ponto de partida. João Graça no violino, Miguel Veríssimo no clarinete, André Santos na guitarra, João Sovina no contrabaixo e Francisco Caiado na percussão brindam-nos com uma celebração ininterrupta da música klezmer.

O disco divide-se entre originais e músicas tradicionais de origem judaica. “Los Bentos”, “Pano Corrido”, “Gare No Oriente”, “Jahfotes”, “Caleidoscópio”, “Aqui Em Baixo Tudo É Simples” e “Chinelo Aquático” são temas compostos pela própria banda, que conseguem não cair na vulgaridade (o que constitui um perigo iminente quando determinado estilo musical apresenta características bem delineadas, como é o caso) e oferecem, de facto, algo de novo à música klezmer - o mesmo se pode dizer sobre a divertida “Chapéu Preto”, escrita por Arlindo Duarte Tavares. Em “Doina”, composta por Dave Tarras, o clarinete atinge o máximo da exuberância e Miguel Veríssimo confirma-se-nos como um enorme músico. “Freylach De Varsóvia”, que abre o disco em grande estilo, “Sirba + Di Grine Kuzine”, “Dança Árabe” e “Mazel Tov” são músicas tradicionais, sendo esta última sem sombra para dúvida o ponto alto da festa.



Este lançamento conta ainda com a participação de Mísia e do trompetista fundador dos Klezmatics, Frank London. A primeira empresta a voz a “Gare do Oriente”: sobre este tema apetece dizer que o casamento entre a voz da fadista e a banda não foi tão bem conseguido como seria expectável. Mas somos prontamente compensados pelos momentos sublimes no instrumental desta canção e pela colaboração seguinte em que a trompete de Frank London se funde na perfeição com o som da banda.

A festa espreita a cada escalada estratosférica do clarinete e a alegria da banda é contagiante e sente-se até num registo discográfico. E imagine-se como é tudo isto ao vivo! Fica a vontade, e oportunidades certamente não faltarão pois estes rapazes vieram para ficar.


Bernardo Branco Gonçalves




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons