sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Os Quais - Pop é o contrário de pop

Sem descurar das características mais aventureiras e nobres do povo português, Os Quais fazem questão de viajar, e de nos levar com eles, até ao Novo Mundo, no seu fantástico novo trabalho. Pop é o contrário de Pop é o álbum mais recente de João Lucas Pires e Tiago Cunha Ferreira, três anos após Meio Disco, um registo recheado de ouro e açúcar, numa suave e agradável viagem até às “Terras de Vera Cruz”.
            
       No novo registo da banda lisboeta, é notório um travo muito intenso a bossa nova, mas uma bossa nova algo renovada, com uma sonoridade jazzy mesclada com uma pitadinha suave de pop, uma receita que se revela apetecível e que fermentou um álbum tão inovador e castiço como este.


            
      Com uma sonoridade muito ampla e variada, este Pop é o contrário de Pop tem pouco para não se gostar. Desde os sons mais calmos e serenos até aos mais dançáveis e agitados, cantando afinadamente desafinado, como manda o enormíssimo João Gilberto, João Lucas Pires brinca com o português de uma forma simplesmente deliciosa, fazendo um fabuloso jogo de palavras, como está presente em, por exemplo, Questionário, sétima faixa do registo, que me deixa sempre enfeitiçado e com um fiozinho de baba no canto da boca.


      Quanto aos pontos menos positivos, não acho existam grandes falhas, mas vejo em Buganvília e Quem Sabe as faixas que menos me agradam. Julgo que ficaram demasiado mortas, levando-as a ser algo incoerentes com este Pop é o contrário de Pop.

Em sumário, posso garantir, e com muita convicção, que dificilmente não se engraçará com este belo trabalho d’Os Quais. Está aqui uma prova viva que se pode brincar com o português com uma sapiência tremenda, cantando-o e enfeitiçando-o de uma maneira bastante boa. Depois de ouvir este álbum, ai daquele que se atreva a dizer que o português não é cantável!





Classificação Final: 8/10

Pedro Pereira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons