quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Gobi Bear - Mais Grande EP (Murmúrio Records, 2012)


Gobi Bear foi o nome escolhido, por um jovem rapaz de apenas 21 anos, para apelidar o projecto a solo que criou em finais de 2010. Diogo Alves Pinto nasceu em Guimarães, mas foi em Coimbra que decidiu pegar na sua guitarra e embarcar nesta aventura pelo mundo da música. Um folk leve com bonitos arranjos e sobretudo marcada pela simplicidade, é o que Gobi Bear tem para nos oferecer. Já com 3 EPs na bagagem, a inclusão na selecção dos Novos Talentos Fnac 2012 e uma já considerável lista de concertos ao vivo, como a presença no Festival Rock’Art Bairrada 2012 (ler, aqui, a reportagem do seu concerto), o Festival Bons Sons 2012 (ler, aqui, a reportagem do Bons Sons) ou a abertura do concerto de Matt Eliott no Ritz Clube, em Lisboa.

No início desta semana surgiu o seu terceiro e Mais Grande EP, sucedendo a Demo e LP EP, com o selo da Murmürio Booking, agência da qual projectos como, por exemplo, os Birds Are Indie ou Stereoboy também fazem parte. Nesta pequena amostra de cerca de 15 minutos, Gobi Bear confirma as credenciais que já trazia das suas anteriores edições. Canções igualmente bem construídas e com a simplicidade a que nos habituou mas que não deixam de soar frescas e nos parecem devolver as bonitas tardes de Verão que já lá vão.



O início deste conjunto de cinco canções é feito com Summertime. Alegria, sol e verão é o que nos é transmitido neste tema curto, de poucos arranjos e de uma leveza tão grande que nos soa como um sopro ao ouvido. Segue-se 3 Feet, canção que já tinha sido apresentada em Setembro. Menos solarengo que Summertime, este tema apresenta-se igualmente puro e com uma beleza inexplicável de cada som que se solta da guitarra e cada arranjo instrumental que Gobi Bear utiliza.

Eis que surge, na minha opinião, a faixa mais bonita deste EP. Joanna é aquele folk sentimental que nos aconchega neste começo de Inverno. É apaixonante a forma como Diogo consegue envolver a sua voz com os sons que saem da sua guitarra, facto que aliás se pode denotar em praticamente todas as suas canções.
My Mind é o tema que se segue no alinhamento do registo, e que apesar de surgir apenas no terceiro  lançamento de Gobi Bear, foi a primeira canção a ser composta pelo próprio. Tal como nos restantes temas deste EP, Diogo mantém a simplicidade a que nos habitou, no entanto nota-se aqui e ali um maior cuidado na sua elaboração e uma exploração de novos sons que tão bem assentam.

O fim deste EP (e que difícil seria arranjar melhor fim!) dá-se com o “mais grande” tema Lisbon, todo ele instrumental, facto algo inovador no reportório do músico. Esta canção tem tudo o que se pode esperar de um grande artista, é a prova, ainda que não necessária, que Diogo sabe como ninguém manejar a sua guitarra.

Em suma, está aqui um belo terceiro EP, que apesar de não ser grandemente inovador em relação ao trabalho realizado anteriormente, não deixa de nos encher a alma e nos pôr um sorriso na cara. Mais Grande são aqueles 15 minutos que nos sabem bem em qualquer ocasião.

No que diz respeito a concertos, em Novembro Gobi Bear estará por Lisboa já no dia 8 e 9 para cinco showcases, estará em Tomar no dia 16, Valado dos Frades no dia 17 e finalmente em Coimbra no dia 24. Para mais informações estejam atentos à sua página de Facebook.

Classificação Final – 7.5/10

Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons