sábado, 27 de outubro de 2012

LÁ FORA, CÁ DENTRO #4: SUN GLITTERS - "EVERYTHING COULD BE FINE"

Sun Glitters é Victor Ferreira, um jovem na casa dos 30 anos, de origem portuguesa mas que passeia nas ruas de Luxemburgo. O seu trabalho, na onda do chillwave/shoegaze/dreampop, é bastante melódico e algo místico por vezes, maioritariamente devido aos seus pitch-shifted vocals e sintetizadores saturados com reverb. É notável uma forte influência por artistas como Burial, Boards of Canada e Stumbleine.


O artwork é geralmente projectado pelo próprio Victor Ferreira, com fotografias em dupla exposição, onde as cores dessaturadas, os flares de luz e o bokeh são presença quase obrigatória.



Everything Could be Fine é, talvez, um dos melhores álbuns dentro do género. Inicia com Beside Me, um som melancólico, baixo vibrante e ritmo peculiar. O sidechaining é uma característica habitual das suas músicas e, como tal, não falta aqui também. Too Much to lose está num registo semelhante à faixa anterior, embora mais serena e estilo downtempo. Destaca-se ainda Softly and Slowly, realizada em parceira com Rob Boak que facultou a sua voz leve e suave, muito bem mixada com os sintetizadores. Os ritmos sempre intrigantes e pouco usuais voltam a ouvir-se em Find your way (see) e Love me, que, apesar de apresentarem títulos algo cliché, são uma verdadeira lufada de originalidade e serenidade.

São 27 minutos de música para as horas tardias e calmas da noite. Acompanha-se com um chá, cigarro ou boa conversa.



Luís Carreto




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons