quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TV Rural - A Balada do Coiote (Chifre, 2012)

Após "Filomena Grita!" (2007), os TV Rural estão de volta com um novo álbum, "A Balada do Coiote". A banda já existe há mais de 10 anos, começando numa altura em que não se fazia muita música pop/rock em português, ou pelo menos não tanto como se faz agora. Este álbum, com o selo da editora Chifre, mostra-nos um rock onde o verdadeiro instrumento é a língua portuguesa. 


A expressão "Roque Popular" é tentadora mas o trabalho dos TV Rural não se assemelha ao dos diabo na Cruz (ambas as bandas têm o mesmo baterista, por acaso). É outra vertente do popularismo do rock, talvez mais rock e menos popular. Ainda assim, temos isso mesmo em "Faz-te um homem, rapaz", mas é por ventura o lado mais popular do CD inteiro. As restantes faixas mostram-nos interpretações sucessivas de algumas vertentes do rock moderno, desde o blues misterioso de "Quem me chamou", ao proto-stoner de "Correr de olhos fechados", com um trabalho vocal e de coros muito interessante, e ao rock alternativo de "Aldeia"



Ouvimos um pouco de Sérgio Godinho em "Bruxas", quer nas letras, quer na sonoridade e no uso de instrumentos mais exóticos. É esta a verdadeira fonte dos TV Rural, o trabalho com 20 ou mais anos de todos os cantautores portugueses, dissolvidos numa só banda e num só conceito. Os TV Rural são daquelas bandas que, sabendo que pode ser difícil passar a mensagem e mostrar trabalho, continuam a fazer música e a tocar por onde é possível, acreditando naquilo que fazem, e, acima de tudo, divertindo-se, tal como os vimos no II Aniversário da Chifre, no início deste verão. 


É extremamente positivo que bandas como estes rapazes continuem a acreditar cegamente naquilo que fazem. A música portuguesa ganha outras identidades quando estes projectos optam por este caminho tortuoso, mas extremamente gratificante a nível linguístico. Se puderem assistir à festa dos TV Rural, façam-no, este "A Balada de Coiote" faz do arraial o seu palco principal!





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons