quarta-feira, 5 de setembro de 2012

a Jigsaw, Ritz Clube, 23/8/2012 - REPORTAGEM




Os a Jigsaw regressaram a Lisboa mesmo já no final do mês de Agosto para mais um concerto de apresentação do último disco, "Drunken Sailors & Happy Pirates", aquele que para muitos poderá ser o disco favorito de 2011 a ouvir em 2012.





Ao vivo, os a Jigsaw, acrescentando Guilherme Pimenta à formação base, mostram muito mais que a competência, encantamento e folk/alt country que orgulharia qualquer cidadão norte-americano. Neste dia, no Ritz Clube, viu-se uma banda capaz de tomar as suas canções e conduzir um espectáculo consoante a ocasião. Na travessia longa pelo último disco, a voz de João Rui torna-se mais íntima, sofrida, visceral e arrepiante, numa espécie de visita de Nick Cave a territórios de Leonard Cohen invadidos por bluesmen de gema. Mesmo sem Tracy Vandal, vocalista dos entretanto extintos Tiguana Bibles, em "Lovely Vessel", "nada se perde, tudo se transforma". As passagens pelos discos anteriores também são obrigatórias, como em "Red Pony" de "Like The Wolf", porque as histórias estão tão intrincadas entre discos que, com o devido tratamento mais voraz e sombrio, criam uma história entre cada alinhamento onde constam, onde há lugar para o Zé do Telhado de "Rooftop Joe", ambiente para "Crow Covered Tree", ecos de consciência para "The Strangest Friend", lições de história que se faz e se derruba em "The Last Waltz" e o reconhecimento ascético em "No More" na memória de Tolstoi, quem mais para defender a revolução pacífica que se revolve dentro da música dos a Jigsaw.





O encore não tarda, quer pelo reconhecimento do público, quer pela vontade de prestar tributo aos extintos Tiguana Bibles. "Lost Words", do EP "Child of The Moon", é a excelente escolha feita e completamente retalhada ao estilo dos a Jigsaw, um estilo meticuloso que aproveita a alma da combinação dos diferentes instrumentos que se podem utilizar. Com "Remember When", os a Jigsaw deixam de vez o palco. Assim, não os deixem escapar novamente para a Europa e vejam-nos assim que puderem.



André Gomes de Abreu
Fotografias por Inês Parro
(galeria completa em
facebook.com/bandcom)




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons