terça-feira, 28 de agosto de 2012

LÁ FORA, CÁ DENTRO # 2: LASERS - EP (2012)


Estudante em Tecnologias da Música, Sound Design e Composição em Utrecht na Holanda, João Lobato Costa compôs para o seu primeiro EP como LASERS quatro músicas para celebrar quatro cidades que visitou. A de origem, o Porto, uma próxima do seu local de acolhimento, Amsterdão, e duas cidades típicas do mundo das artes e da música, Paris e Berlim.

Muito influenciado por Gold Panda ou por Flying Lotus (entre outros), este projeto pertence à netlabel Bad Panda Records, a mesma dos também conhecidos Youthless.
Neste primeiro EP, João Costa pôde contar com alguns nomes do post-dubstep e da música eletrónica em geral a remisturarem temas seus : Sun Glitters, Elite Athlete, Stereoboy, Blac Koyote, Sam A La Bamalot, Ruddyp, e Daily Misconception.
Aclamado pela crítica do género, o EP de estreia de LASERS foi o escolhido este mês para a crónica Lá Fora Cá Dentro.



Primeira paragem pela Holanda. Da nascente de Amsterdam desaguamos em pleno paraíso, enrolados pela gravidade e pela leveza das vagas contínuas, repetidas, apaziguadoras. Se por vezes o fechar de olhos é mau sinal, neste caso deixamos de ter a noção de onde estamos : sabemos apenas que a fonte de bem-estar que nos oferece esta música jorra sem fim. Com toda esta paz, esta emoção, ficamos quase menos angustiados ao ver que o som acaba em aberto, com se pudesse continuar a soar em nós sem fim.

Depois de umas horinhas de Eurostar e de termos abandonado as gôndolas holandesas, estacionamos em Paris. Talvez a música que se aproxima mais de Sun Glitters, com uma mescla perfeita de sonoridades aéreas, com algum romantismo, mas sem o lado negro alimentado pelas vozes fantasmagóricas características das canções do luso-luxemburguês. Muita luz, muito amor, e tudo o que tenha a vez com a capital francesa, pelo menos no imaginário de um turista de passagem. De Paris saímos cegos mas com os ouvidos intactos para continuarmos o nosso périplo pelas cidades europeias. A uma hora da capital francesa, pegamos num vôo Ryanair em direção ao Porto. Não sejamos gulosos demais.

Chega Porto, fruto do regresso de João Costa à cidade portuguesa depois de ter estado seis meses fora. Mesmo sem esta informação, podemos imaginar que o autor redescobre o local que pensava conhecer. Pela batida, cria-se a sensação que há algo que o faz sentir-se diferente, bem longe daquilo que pensava ser: a saudade. Ao mesmo tempo, a cidade portuense parece-lhe perfeita, como se os traços mais rudes tivessem sido apagados pelo tempo : a amnésia pós-emigração. Perfeito para ouvir em pleno chill-out, depois de um About You dos XXYYXX e de um Your Drum, Your Love dos AlunaGeorge.

Já com a data de regresso ao ponto de partida, aproximamo-nos da Holanda parando na Alemanha. Mais barulhenta, Berlin é um misto de classe e de underground, talvez o título menos acessível deste Ep. Longe de ter a mesma homogeneidade que nos sons precedentes, ficamos presos entre os dois géneros sem bem saber a qual nos devemos entregar. Através de Berlin vêem-se os estigmas de uma cidade historicamente dorida mas em constante renascimento cultural, entre latência e exibicionismo.

Em tempos de crise, este EP é A solução para viajar pela Europa sem gastar um centavo. Um verdadeiro disco ansiolítico.



Mickaël C. de Oliveira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons