domingo, 19 de agosto de 2012

Imploding Stars - Young Routes


Os Imploding Stars surgiram no início de 2011 algures entre Braga e Guimarães. Influenciados por bandas como os Explosions In The Sky, The Allstar Project ou God Is An Astronaut, este jovem quinteto pratica um post-rock original e experimental, estilo que acaba por não ser muito comum em Portugal. Apesar da curta carreira já pisaram alguns palcos importantes tais como o Hard Club no Porto, Festival Somfest em Peniche e mais recentemente o Barco Rock Fest ao lado de nomes como os SuperNada, Dead Combo, Dapunksportif ou O Bisonte.


No início deste ano chegou a primeira edição da banda. Young Routes é um EP com cerca de 20 minutos divididos em 3 faixas. Esta pequena viagem começa com “Turn off That Star”, a qual basta ouvir uma vez para se perceber que estamos na presença de uma banda especial. Desde logo se nota que não se agarram demasiado às influências, e pelo contrário tentam eles próprios procurar o seu próprio som. Resta-me admitir que o conseguem mesmo fazer! “Turn off That Star” é aquele post-rock que não nos consegue deixar indiferente e que faz abanar a cabeça mesmo aos mais calmos.

“Close Your Eyes, Believe in Lies” é a segunda e infelizmente (já!) a penúltima faixa do EP. Tal como a primeira faixa, “Close Your Eyes, Believe in Lies” também começa com um ritmo fervoroso a aproximar-se do post-metal. Aqui e ali já se identificam algumas das suas influências, tal como os Explosions In The Sky, no entanto sempre mantendo um som muito próprio, tal como se pode verificar no brilhante final desta música.

O EP chega assim à sua última canção, “Awakening”, para mim a melhor e aquela em que
estão mais presentes as paisagens sonoras a que estamos habituados no post-rock. São 11
minutos marcados por várias mudanças de cenário, e de momentos que não nos deixam de
surpreender a cada segundo que passa.

Chega assim ao fim esta pequena mas maravilhosa viagem na qual conseguimos descobrir um novo som, uma nova paisagem a cada audição que passa. Um EP que nos deixa muitas expectativas para um primeiro álbum da banda. Na minha opinião uma das grandes novidades da música portuguesa neste ano de 2012.

É bom saber que o post-rock em Portugal está vivo e bem vivo!

Diogo Marçal




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons