quinta-feira, 26 de julho de 2012

NICOTINE'S ORCHESTRA - APRESENTAÇÃO DE "GIPSYCALIA" - GALERIA ZÉ DOS BOIS, 19/7/2012 - REPORTAGEM

Poucos dias após ter disponibilizado para escuta "Gipsycalia", o novo disco, a Nicotine's Orchestra rumava à Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, para um concerto especial de apresentação do novo LP.




Para um auditório cheio de curiosos, Nick Nicotine trazia algumas surpresas e convidados, como Mel dos Miúda e Tiago Bettencourt, para a sua pequena orquestra, onde residiu na bateria Fred, o conhecido baterista dos Orelha Negra (entre outras bandas).
Ao vivo, os temas do novo registo trazem ritmos e sonoridades diferentes, mas familiares ao passado blues, folk e rock determinado dos discos anteriores, como "Ghosts and Spirits" (do qual foi buscar "Oh Night!") e "Open Water" (do qual repescou o tema-título e "Dance With Her" para este espectáculo). "Gipsycalia" ao vivo traz um Nick Nicotine ainda mais revigorado e focado no prazer de transportar as suas canções para territórios inesperados e de dar com a sua voz mais corda às guitarras e à forte percussão. A incrível "Gipsy", a abrir o disco, abre também o concerto, com "Crazy" e "Tropic of Capricorn" (aqui sem Marcelo Camelo) a seguirem-se.


Também é certo que em concerto, a intensidade clássica a que os temas surgem e terminam é máxima, não muito diferente de qualquer outro concerto que lhe tenhamos visto, onde canções como "Hit Me Like The First Time" encaixariam perfeitamente. Mas é na conciliação entre vários momentos belíssimos, como por exemplo "Suçuarana", "Right Before My Eyes" e "Adios Conchita", afirmações da transformação da alma do blues pela alma da música de todo o Mundo, que repousa o fascínio pela Nicotine's Orchestra de "Gipsycalia", capaz de mostrar como pontos de partida e de chegada a sua própria visão dos pontos fortes das suas referências e de, simultaneamente, os sublinhar - nunca pareceram tão curiosas e nómadas as suas composições.


Psicadelismo emocional e instantâneo, à roda livre, sem efeitos secundários.
Precisa apenas de um palco um pouco maior.



André Gomes de Abreu

Fotografias por Ana Pereira
(galeria completa disponível
em facebook.com/bandcom)








0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons