segunda-feira, 2 de julho de 2012

FESTA DE APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL SW TMN 2012 com ORELHA NEGRA e DJ RIDE - REPORTAGEM

A festa de apresentação da edição deste ano do "Festival SW TMN - Sudoeste 2012" no espaço TMN ao Vivo, em Lisboa, teve direito a showcases especiais dos Orelha Negra e de DJ Ride, com o seu alter-ego Pixel Thrasher.




Numa breve introdução, a TMN apresentou de forma resumida a ligação a este festival com as suas diferentes marcas, em que neste ano a "Moche" terá um papel central, e Luís Montez, da Música no Coração, apresentou o cartaz, que este ano conta com mais de 70 nomes divididos pelo "Palco TMN", "Groovebox" e "Meo Reggae Box". De 1 a 5 de Agosto a aposta na música portuguesa continua, com as actuações dos Xutos & Pontapés, Freddy Locks, Best Youth, Throes + The Shine, Urbanvibsz, Chapa Dux, entre outros, para além dos convidados da noite. Este ano, são também garantidas melhores condições de segurança e melhores acessos dentro do festival e do campismo.



No que à festa diz respeito, os Orelha Negra arrancaram por volta das 22h30. Ver esta super-banda tem sempre duas garantias: estamos perante uma biblioteca de música ambulante e perante uma banda com a mesma ou maior solidez ao vivo que em disco, uma vez que as canções nunca serão tocadas da mesma forma que foram gravadas, mas a ligação é directa. Começando com as duas canções que estão no princípio do alinhamento do seu novo disco, o groove bem gloomy e duro e o boogie non stop são dois atributos que nos fazem parar para não pensar em mais nada. Não só de canções novas foi feita a actuação, dado que os rasgos de brilhantismo de "M.I.R.I.A.M", "A Memória", "A Luta" e "A Cura" também apareceram e houve tempo para pequenos medleys, como os dedicados aos Beastie Boys e Chemical Brothers, duas bandas bem ao jeito do espírito do festival apresentado. Seja aqui, seja em Boston, seja em Nova Iorque, não deveria ser preciso que ninguém chamasse aos Orelha Negra uma banda genial. Por enquanto, parece que é preciso: os Orelha Negra são uma banda G.E.N.I.A.L.


DJ Ride, que também actua no dia 4 de Agosto na Herdade da Casa Branca, domina. Domina uma pista de dança, um ringue de skate, um restaurante chinês e até a Feira da Ladra, em que aí seria pago por vinis que poderia empregar no seu novo projecto, Pixel Thrasher. Musicalmente falando, a masterização do video scratch como uma maneira de assegurar uma experiência audiovisual, numa beatbox em que, embora de uma maneira diferente da dos Orelha Negra, vão-se fundindo diversas referências da cultura não apenas musical nem apenas num intuito lúdico. A inteligência com que vários discursos de Barack Obama são aproveitados para fazer por cima de um beat mais ou menos básico uma música sem quaisquer obstáculos é disso um forte exemplo. Momentos como este, num formato one man show ou num formato mais superlativo como o dos Orelha Negra, são momentos que todos se podem certificar que marcarão em Agosto a 16ª edição do Festival SW TMN. 






André Gomes de Abreu
Fotografias por Ana Pereira




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons