quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pedro Guilherme (Festival MUSA) - ENTREVISTA

Estivemos à conversa com Pedro Guilherme, que faz parte da organização do festival MUSA CASCAIS. Um evento único. Ainda não sabes porquê?


O que diferencia o Festival Musa dos restantes neste verão?
O MUSA CASCAIS é único. O MUSA CASCAIS é um evento sem fins lucrativos e totalmente baseado no voluntariado. Acima de tudo o MUSA CASCAIS é de todos e para todos. Por isso termos recebido mais de 300 pedidos de pessoas de norte a sul de Portugal para ajudarem a crescer este evento único feito em Portugal. As pessoas sentem o MUSA CASCAIS como delas por isso esta adesão tão forte e contagiante. 

O MUSA CASCAIS implica muitas reuniões, muitos grupos de trabalho, muitas noites mal dormidas ou mesmo sem dormir. O empenho é tão grande que muitas pessoas tiram férias para poderem ajudar na produção do evento. Além disso temos a vertente ambiental: o Festival MUSA Cascais, em parceria com a Agência Cascais Natura, tem oficialmente um talhão no Parque Natural Sintra-Cascais onde vai compensar as emissões de carbono emitidas pelo evento através da plantação de árvores no seu talhão. A 17 de Março de 2012 já foram plantadas as primeiras 200 árvores ‘MUSA Cascais’, de forma a começarmos a minimizar as nossas emissões de carbono. Foi um sucesso! 

Sendo o vosso tag "Preocupas-te?", qual o objectivo do festival e da organização ao terem este lema?
Acima de tudo queremos que as pessoas parem e pensem no que podem fazer para ajudar o nosso planeta a respirar um pouco melhor. Se todos os dias tirarmos um tempo e agirmos de uma forma sustentável, por mais pequena que seja, já estamos a ajudar. Se formos todos a fazermos isso então a ajuda é enorme! 

Os outros festivais são insustentáveis, a nível ambiental?
Penso que cada vez mais existe uma maior consciência das pessoas para minimizar e compensar ao máximo as emissões de carbono emitidas pelos eventos. Nós temos essa consciência e é uma bandeira nossa! Como já referi atrás, começámos a compensar essas emissões através da plantação de árvores e de politicas de sustentabilidade na própria organização, produção e público. Mas acho que o “green wash” ainda está muito presente (não em todos os eventos)... muito apelo à natureza e ao ambiente, mas infelizmente não passa de fogo de vista e de verdadeiras acções de marketing. 

Ao fim destes anos todos de MUSA, quais as grandes diferenças que notas em relação à primeira edição?
A primeira edição foi há 14 anos atrás. Foi realizada no Centro Comunitário de Carcavelos e foi memorável! Mas as diferenças são enormes, é como comparar um carrinho de rolamentos com o carro da Fórmula 1. O MUSA CASCAIS é considerado por muitos o melhor festival de verão de Portugal. Isso quer dizer alguma coisa. Apesar de sermos todos voluntários, já somos muito bons naquilo que fazemos… também temos uma escola de 14 anos de aprendizagem e aperfeiçoamento. 

Quais são as vossas expectativas para o festival neste ano, quer a nível musical, quer a nível logístico?
Já para este ano o MUSA CASCAIS brinda toda a comunidade MUSA, a um preço acessível a todos, com um cartaz fortíssimo, carregado de estreias de um nível elevadíssimo em solo nacional, cheio de energia positiva e sustentável, boas vibrações e sempre com aquela pergunta já conhecida de todos: Preocupas-te?
Para a edição de 2012, o FESTIVAL MUSA CASCAIS apresenta um dos melhores LINE UP’S do ano no panorama do reggae. O palco do MUSA CASCAIS tem confirmado 6 grandes nomes top do reggae internacional. Destes 6 nomes, 3 são estreias absolutas em Portugal: TURBULENCE, ETANA, e PROTOJE. A juntarem-se a este cartaz de estreias temos uma das últimas lendas vivas do reggae IJAHMAN LEVI, o vibrante ANTHONY B e de Cabo Verde a voz inconfundível de MO’KALAMITY & THE WIZARDS.
No palco do MUSA CASCAIS ainda iremos vibrar com as brilhantes actuações de: CHAPA DUX, HELLO ATLANTIC, JIMMY P, THE HYPERS, THE STONEWOLF BAND e VIRALATA.
Para complementar o cartaz, o MUSA CASCAIS 2012 irá ter a ARENA SOUNDSYSTEM POWERED BY ROOTS DIMENSION e as BASS STATION POWERED BY BADMOOD que vão chamar até si vários soundsystems nacionais de reggae, de dubstep e drum’n’bass para enriquecer ainda mais o evento.
Além da música, no dia 23 de Abril vai existir a Remada MUSA CASCAIS 2012, um evento paralelo que tem como objectivo alertar para a protecção do oceano. Muitas pessoas não sabem, mas mais de metade do oxigénio que respiramos vem dos oceanos. Iremos também ter uma jam de grafite na Praia de Carcavelos. Irá igualmente existir outras surpresas mas vão ter que estar atentos ao nosso site (www.festivalmusa.org) e ao nosso facebook (www.facebook.com/festivalmusacascais).




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons