sábado, 2 de junho de 2012

Ena Pa 2000 @ Ritz Clube, 31/5 - CONCERTO


O último dia do mês de Maio de 2012 no Ritz Clube foi "históricú". Como se não fosse suficiente um concerto dos Ena Pá 2000, Manuel João Vieira convidou diversos artistas para transformar por completo o renovado clube lisboeta e regressar a epopeias de grandes concertos.

Perante um público conhecedor e que foi enchendo a pouco e pouco ambos os pisos superiores do Ritz Clube, os Ena Pá 2000 conseguiram em cerca de 2 horas e meia de concerto mostrar que a arte de ser burlesco e simultaneamente brejeiro tem requinte e vale a pena. Toda a roupagem festiva disfarça subtilmente uma banda que tem um inegável talento para escrever letras e pegar em "clichés" musicais (alguns deles perfeitamente datados) para os tornar invenções suas.






"Alice", a música de abertura do concerto, é um bom exemplo "rock n' roll" da excelência da banda na integração de referências musicais forasteiras. "Mulher Portuguesa", do mais recente "Álbum Bronco" marca o contraste perfeito, em que a banda faz da sala do Ritz um salão de baile "polka" em homenagem à mulher que Manuel João Vieira diz que é melhor que a mulher francesa, polaca...e a sua própria mulher.
"Um Gajo Normal" traz Tim para um encontro improvável mas prazeroso: Tim, Ena Pá 2000 e "ska". "Cona", a música seguinte, mantém entretida a audiência: afinal, somos todos filhos dela. Da ...


Em "Pernas Abertas", também do mais recente trabalho, Rui Pregal da Cunha substitui Rui Reininho e Romina Lassie faz a sua própria ilustração do tema com um pequeno show de "strip" incapaz de tirar o sorriso à maioria da plateia. A conjugação do ambiente que se vivia, entre a beleza do espaço e o espectáculo de entretenimento debaixo das luzes, faria qualquer um jurar a pés juntos "Paixão", cláusula que os Heróis do Mar, de que Rui Pregal da Cunha foi vocalista, eclipsaram com as guitarras perfeitamente sintonizadas na melodia "vintage" do clássico pop da banda de "Brava Dança".



"Mete e Tira" e "Quero Foder Contigo" prolongaram um ambiente idilico-romântico tal como se pretendia até que Vitorino entrou em cena, o ambiente mudou e chegou a altura de "Vingança", interpretada de forma soberba. A última canção antes do intervalo seria "LSD 25", celebrada como se fosse a senha de uma próxima revolução pacífica.


15 minutos não foram necessários para repor energias, mas a espera quase desesperava a audiência que ansiava por mais surpresas nesta noite. "Um Gajo Muita Fixe", de "2001, Odisseia no Chaço", reiniciava o espectáculo para pouco depois reintroduzir Romina Lassie em nova indumentária, de que se livraria pouco depois. E com razão: o Ritz neste momento estava quase em chamas, as imperfeições lamentáveis da história da "Canção de Amor" que Romina apreciava e a "Chuva Dourada", "uma modalidade interessante" segundo Manuel João Vieira.


Em tom "bossa nova" de "tu-cá-tu-lá", JP Simões e Manuel João Vieira passeavam agora na "Canção do Jovem Cão", com uma conversa banal entre dois amigos, duas vozes idiossincráticas e uma letra fantástica. Regressando ao "Álbum Bronco", ouvia-se agora a história do primeiro cão de Manuel João Vieira, "Lulu", um pastor alemão homossexual e quase extraplanetário que vai ter direito a vídeo em breve, como "Os Marcianos", canção que se seguiria.

"Essa Miúda" trazia Jorge Palma como convidado especial, não só para esta música mas também para suavizar a exaltação do vasto público. "Vida de Cão" e "PDF" conduzem-nos à pausa para o encore final e vão buscar novamente trejeitos da América mais profunda e do Portugal "pop" dos anos 90, pedaços de história.


Para o final estava reservado um desafio musical de canto alentejano entre Manuel João Vieira e Vitorino e os hinos "Marilú" e "És Cruel". O Candidato Vieira chegava para desejar as boas noites e dar palavras de esperança rumo "à vitória sobre a Troika". Porque "somos 10 milhões". Desses, os priveligiados que estiveram nesta noite deliraram com a apresentação de Coronel Kadhafi, os ícones Phil Mendrix e Tomás Pimentel, gritaram "Vieira! Vieira!" na despedida e receberam RIOT dos Buraka Som Sistema, Drop Top e Zeder para a festa fora de horas. Os Ena Pá 2000, já esses, têm fúria de talento sem qualquer marcação de horário.



Podem ver os vídeos do concerto na conta Youtube da Banana Royale. Os Ena Pá 2000 estarão dia 12 de Junho no Santos Pop Festival 2012, no Jardim Móvel do Cais do Sodré.



Texto: André Gomes de Abreu
Fotografias: Catarina Abrantes Alves
(
www.facebook.com/myfreshflash)





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Facebook More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons